Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 7 de março de 2010

Você se sente culpado pelo desequilíbrio do planeta?



O planeta está mais rebelde neste começo de ano! Inúmeros seres vivos, dentre eles, os humanos perdem vidas e objetos de valor, vítimas das enchentes, do calor e frio ao extremo, da seca prolongada. Além dos diversos terremotos e alguns tsunamis. Claro que tudo isso não é somente conseqüência antrópica, mas poderia ser amenizadas com atitudes corretas e menos impactantes ao planeta. E por pensar assim, me coloco no lugar das pessoas que podiam ter feito algo para evitar e não fizeram, e me pergunto será que dormem bem? Será que têm a consciência tranqüila? Será que se sentem culpados? Nesta lista de pessoas incluo os grandes governantes e políticos de ontem e de hoje, que colocaram o meio ambiente e a sustentabilidade como entraves para a economia mundial, além de industriais que pensam em lucros somente, e também os cidadãos que não cumprem seus deveres de habitantes “racionais”. Não pensem que não me culpo por algumas atitudes minhas, aprendo diariamente. E você, se sente culpado?

Geralmente, o aparecimento da culpa leva à mudança de atitudes. O que me preocupa são os que não se sentem culpados e continuam tendo atitudes erradas e com intuito de tirar vantagens sobre tudo, através do descumprimento de leis, da falta de respeito com o meio onde vivem (jogar lixo e entulho nas ruas, abandono de animais de estimação, depredação de bens públicos e naturais), da ganância exagerada, dos lucros a qualquer custo. O que fazer com eles? 

 Pensando em cifras, aposto que esses problemas  ambientais geram a todos e aos governantes gastos muito maiores, do que se investisse em medidas corretas, visando à sustentabilidade anteriormente.Pensem nisso!

                                      Érica Sena, 03/10

Um comentário:

  1. Oi Érica.
    Me sinto impotente de não ajudar a mudar as pessoas de forma eficiente.
    Aos parentes próximos, nem comentam algo sobre o assunto, reciclagem ou mudanças climáticas.
    Só reclamam do meu jeito de guardar recicláveis e viver simples.
    Assim fica difícil, uma previsão de uma vida sustentável com a mãe Terra.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...