Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 8 de maio de 2010

1,2 mil espécies de aves migratórias estão ameaçadas no mundo!

 Segundo ONU, aves em risco de extinção são 'sinal de que condições de determinados ecossistemas mudaram'

Um total de 1.227 espécies de aves migratórias estão ameaçadas, o equivalente a 12,4% das 9.865 existentes, segundo alerta nesta sexta-feira o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), devido a celebração neste fim de semana do dia mundial das aves migratórias.  
"As aves migratórias têm um papel de indicadores, já que nos permitem observar os efeitos negativos da nossa forma de vida sobre o planeta e sobre a biodiversidade", ressaltou o diretor do Pnuma, Bert Lenten.
Quando uma ave se encontra em perigo de extinção, de acordo com o Pnuma, isso supõe "um sinal de que as condições de determinados ecossistemas mudaram, o que pode afetar outras espécies dependentes".
  A ONU reporta que cerca de 19% das aves estão classificadas como migratórias, das quais 11% estão em risco e até 31 espécies se encontram na lista vermelha da União Mundial para Conservação da Natureza.
Entre elas, aparecem o periquito-de-ventre-laranja (neophema chrysogaster), o maçarico-de-bico-fino (numenius tenuirostris), a íbis-eremita (geronticus eremita), o abibe-sociável (vanellus gregarius) e o albatroz-das-galápagos (phoebastria irrorata). Estas espécies enfrentam muitas ameaças humanas, como constata a ONU, entre elas a agricultura e a invasão de animais exóticos.

O dia mundial das aves migratórias neste final de semana contará com eventos em países como Espanha, Argentina, Colômbia, Chile, Porto Rico, Índia, França, Itália, Nepal, Estados Unidos e Zimbábue e outras 30 nações no mundo.

Fonte:Jornal Estado de SP ,08/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...