Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 30 de maio de 2010

O que entra e sai da Ceagesp!

A Ceagesp movimenta 10 mil toneladas de produtos por dia e abastece 60% da Grande São Paulo e parte dos municípios paulistas. Confira o infográfico que mostra de onde vem os alimentos que você come

São 700 mil metros quadrados, 44 ruas, 45 pavilhões de frutas, legumes, verduras, flores e pescado. O Entreposto Terminal de São Paulo, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), recebe 10 mil toneladas de produtos por dia, vindos de 1.495 municípios de 23 Estados brasileiros e de outros 18 países. Números tão grandes traduzem o que é a terceira maior central de abastecimento do mundo. Lá, chegam cebolas da Holanda, kiwis da Itália, peras dos Estados Unidos e alho do Uruguai. O país que mais envia produtos é a vizinha Argentina; o bacalhau vem da Noruega e da Espanha.

 Criada em 1969, a Ceagesp é tão importante para a economia e o abastecimento da maior cidade da América Latina que foi para no horário nobre da TV Globo. Na novela Passione,Maria Candelária (Vera Holtz), a Cadê, tem uma banca de verduras no entreposto. Ela é mãe de Fred (Reynaldo Gianecchini), o vilão da história.
Antes mesmo de aparecer na televisão, a Ceagesp já atraía moradores da cidade e visitantes, apesar de não ser um ponto turístico. Em 2009, cerca de 800 pessoas visitaram o entreposto, sendo 200 estrangeiras. A Companhia administra uma rede de 34 unidades armazenadoras (19 ativas) e 13 entrepostos atacadistas, que asseguram o abastecimento de mais de 60% da Grande São Paulo, além de grande parte do Estado. 
Confira o infográfico abaixo, que mostra de onde vem os alimentos que estão à nossa mesa:
                                           


Mais informções sobre o CEAGESP

O Entreposto Terminal de São Paulo da CEAGESP é também ponto de referência na venda de pescados. Integrando cerca de 60 empresas de pesca e comercialização de peixes, constiui-se em importante centro Atacadista de Pescados. 
Além da atividade atacadista, a CEAGESP se destaca no comércio varejista de hortifrutigranjeiros, carnes, aves, flores e outros produtos, através de serviços conhecidos como Varejões e Feiras de Flores
Oferece serviços de apoio ao agricultor, ao comerciante e ao consumidor, assumindo, também, novos compromissos com o desenvolvimento de programas de responsabilidade social.


  • Localização

A sede da CEAGESP está situada dentro do Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP), considerado um dos maiores do mundo em volume de comercialização.
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP – CEP: 05316-900
  • Sustentabilidade

A CEAGESP firmou um compromisso com o futuro inserindo em sua agenda a temática da sustentabilidade. Para atingir esse objetivo, a empresa mantém um conjunto de ações de responsabilidade social e ambiental.
Os principais projetos são Banco CEAGESP de Alimentos, Associação Nossa Turma, além dos programas de inclusão digital, alfabetização e aceleração escolar.





Criado em 2003, em São Paulo, o Banco CEAGESP de Alimentos coleta, seleciona e distribui alimentos para Bancos de Alimentos Municipais e Entidades Sociais do Estado de São Paulo. Os produtos doados são oferecidos por produtores e comerciantes atacadistas – permissionários – da Companhia.
Ao todo, são distribuídas em média 200 toneladas de alimentos por mês para mais de 160 Entidades. Os descartes do Banco CEAGESP de Alimentos impróprios para o consumo são transformados em adubo orgânico, por meio de compostagem. Além disso, a CEAGESP promove a reciclagem de palha, madeira, ferro e papelão.
Atualmente, o projeto está presente em 11 entrepostos do Interior: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e So



Fontes: Revista Época e Portal da CEAGESP

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...