Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 24 de maio de 2010

São Paulo tem ao menos 700 espécies de animais silvestres

A Secretaria do Verde apresentou neste sábado (22), Dia Nacional da Biodiversidade, a nova lista de animais silvestres observados nas áreas verdes da São Paulo. O evento ocorreu no auditório do Museu de Arte Moderna.

Pela primeira vez, os pesquisadores fotografaram as onças paulistanas. Para muitos moradores da Zona Sul, a existência desses felinos nos arredores da cidade era pura lenda.
Em Marsilac, extremo sul da capital, as aventuras da onça eram conhecidas. Mas nunca nenhum morador havia conseguido tirar uma foto da fera. E a comunidade, então, se dividiu entre os que acreditavam e os que duvidavam da existência do bicho.
“É um pouco de folclore”, diz a comerciante Shênia Andréia. “Ela existe. Eu já vi pegadas”, conta Maria Lúcia Cirillo, presidente da associação de moradores.
Pois a onça, de fato, existe. E são pelo menos duas, ambas pardas: uma fêmea e um macho. Elas foram fotografadas com câmeras com sensores de temperatura e movimento, que ficaram dois meses na mata.
No local, ainda foi encontrado um muriqui-do-sul, também conhecido como mono-carvoeiro, um macaco de 15 kg. Ele entrou pela primeira vez para a lista de animais silvestres de São Paulo. 

A lista conta com 700 espécies. No último levantamento, feito em 2006, eram 433. Só de aves, são mais de 80 espécies novas.

“A importância dessa lista é mostrar que São Paulo, mesmo sendo a maior cidade da América do Sul, também tem uma riqueza muito grande de fauna”, diz Anelisa Ferreira de Almeida Magalhães, coordenadora do levantamento de fauna do município.(G1)

Fonte: Ambiente Brasil,24/ 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...