Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 12 de junho de 2010

Corinthians se rende ao meio ambiente

 Mesmo não sendo corinthiana achei legal esse projeto. Que todos o times se rendam ao meio ambiente também!!

Veja o Projeto Jogando pelo meio ambiente!  

Como o Timão joga pelo Meio Ambiente


Para se combater o aquecimento global é preciso mais do que discurso. É preciso ação. É este o compromisso do Corinthians e do Banco Cruzeiro do Sul. O projeto prevê ações eficazes contra o aquecimento global em duas direções:
  • - Compensação e redução de gases do efeito estufa

  • - Educação socioambiental

  • 1. Redução e compensação  de GEE:
O mundo inteiro está mobilizado para diminuir as emissões de gases do efeito estufa.  Esta redução se dá por intermédio de práticas ambientais mais limpas, como a coleta de lixo seletiva, o  uso de materiais reciclados, a diminuição dos gastos com energia, com transporte, etc.   O Corinthians e o Banco Cruzeiro do Sul estão participando de oficinas e workshops para conhecer este assunto e adotar estas práticas. Já a compensação se dá com o plantio de árvores que seqüestram o gás carbônico da atmosfera.  O Banco Cruzeiro do Sul se compromete a plantar 100 árvores para cada jogo e mais 100 a cada gol do Timão.
“Estamos implantando o projeto Jogando pelo Meio Ambiente para que haja uma sensibilização de todos para a questão ambiental. Nosso objetivo é promover uma conscientização sobre a causa do meio ambiente. A preocupação neste momento é com as futuras gerações”
Luis Octavio Índio da Costa
Diretor superintendente do Banco Cruzeiro do Sul.

Tem mais. Todas as partidas disputadas durante o ano de 2010 terão suas emissões de carbono calculadas e neutralizadas com o plantio de mais árvores. Neste cálculo, são levados em consideração as principais atividades que envolvem emissão de carbono num jogo de futebol.
Meios de transporte usados pelos jogadores e demais membros da equipe técnica no trajeto clube/estádio

- Energia consumida durante o período do jogo

Onde e como será o plantio?
Baseado nos jogos e nos gols que o Timão fez em 2009, o Banco Cruzeiro do Sul estimou uma média de 21 mil árvores a serem plantadas diante dos resultados de 2010.

Quais espécies serão plantadas?
Para que o plantio siga os padrões técnicos e garanta uma floresta sustentável, é preciso que existam pelo menos 100 espécies nativas, como Ipê roxo, amarelo, Jatobá, entre outros. O Banco Cruzeiro do Sul se compromete a cuidar das mudas durante 2 anos, até que elas fiquem fortes para seguir em frente sozinhas.

  • 2. Educação socioambiental
Só se muda um comportamento a partir da conscientização e sensibilização das pessoas. Este é o objetivo do projeto Jogando pelo Meio Ambiente.  Durante os jogos serão distribuídos materiais promocionais com o endereço deste site, que tem conteúdos de conscientização e educação ambiental. Além disso, membros do time e das torcidas organizadas participarão de oficinas e workshops com orientações para práticas ambientais responsáveis.
Você também pode participar destas oficinas com a torcida. Em breve teremos um espaço para inscrições aqui no site.

Jogue também pelo meio ambiente

Como colaborar para o jogo contra o aquecimento global? Sendo ou não corintiano, você pode tomar atitudes simples.
O aquecimento global é causado pela elevação da temperatura média da Terra, como conseqüência do acúmulo de Gases de Efeito Estufa na atmosfera. Estes gases advém, em grande parte, das emissões decorrentes das atividades cotidianas do nosso modelo de desenvolvimento, como transporte, produção de alimentos, queimadas e desmatamento. As mudanças climáticas decorrentes deste fato intensificam fenômenos extremos como secas e desertificação, enchentes, furacões ameaçando a qualidade de vida e até mesmo a sobrevivência de grande parte da humanidade.
Pequenas mudanças em nossas práticas do dia-a-dia podem fazer uma grande diferença. Somos parte do problema mas podemos também ser parte da solução.
Plante árvores na sua casa
Além de neutralizar CO2, elas também colaboram com a melhoria do microclima, amenizando impactos como ilhas de calor e enchentes.
Reduza e apague as luzes que não estiver usando
A energia elétrica brasileira é considerada “limpa”, pois é proveniente de hidroelétricas. Por outro lado, as hidroelétricas necessitam de uma estrutura impactante, provocando desequilíbrios ambientais que contribuem muito com as causas do aquecimento global. Economize energia elétrica evitando que mais usinas sejam construídas. (dica: só compre eletrodomésticos de baixo consumo, com selo A Procel)
Consuma menos carne
Uma boa parte do metano, gás de efeito estufa que contribue com o aquecimento global, é proveniente da criação de gado. Reduza seu consumo de carne, contribua não só com a redução de emissões mas também com a preservação de florestas e a diminuição do consumo de água . Descubra novos sabores. Conheça a campanha Segunda Sem Carne.
Nas compras, utilize sacolas de pano ou caixas de papelão
Uma sacola de plástico comum pode demorar até 500 anos para se decompor, por isso evite o consumo, recicle e adote boas práticas como a utilização de sacolas duráveis ou caixas de papelão. Ao fazer compras consuma apenas o necessário, dando preferência para produtos e serviços efetivamente preocupados com essa questão. (dica Instituto Akatu, conheça a Campanha "Eu não sou de plástico")
Economize água
No mundo a água é cada vez mais cara e cada vez mais rara. Conserte aquela torneira que está gotejando e economize em média 46 litros de água em um mês. Regule sua descarga e feche a torneira ao escovar os dentes. Economize 30 litros de água a cada 5 minutos reduzidos no banho.
Vá de bicicleta ou use o transporte público
Além de poluir menos e minimizar o trânsito, você ainda pode se exercitar. Nada melhor do que uma boa caminhada até a padaria.
Quando usar o carro, incentive a carona solidária e prefira veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol.

Divulgue esta causa
Vale mandar e-mail, ligar para os amigos e espalhar pelas suas redes sociais. O objetivo é conscientizar o maior número de pessoas possível para que elas também joguem pelo meio ambiente.

Um comentário:

  1. Redução de sacolas. Taí um assunto interessante. As pessoas usam vários argumentos para não deixar de usá-las. Eu conheço é outra forma de utilizar as que já estão por aí e ainda não foram para reciclagem. Há muito tempo atrás, quando ainda não se falava em reciclar sacolas plásticas, tinha uma senhora que reutiliza as sacolas, recortando-as e "tricotando" tapetes. Bom, não deixava de ser interessante, de ver aquela senho há uns 20 anos atrás, se recusando a jogar no lixo uma sacola usada. E saiam trabalhos lindos!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...