Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Este fato mostra como tudo está interligado no planeta!

Estudo avalia influência dos oceanos no clima da Amazônia


Desde 2004 pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Inpa, investigam a interferência dos oceanos Pacífico e Atlântico no clima da região amazônica.

De acordo com o estudo, a seca ocorrida no ano de 2005 teve como causa o aquecimento anormal do Oceano Atlântico, que vinha ocorrendo desde 2003.
O “Estudo do potencial de previsibilidade climática para a Amazônia: influência da forçante oceânica e continental”, coordenado pelo Doutor em Meteorologia, Luiz Antônio Cândido, tem como objetivo prever os eventos climáticos antes mesmo que cheguem à superfície. 

A experiência mostrou que não só a seca foi causada por um aquecimento anormal do oceano, mas que essas condições anormais vinham acontecendo desde 2003″, disse.

Hoje, as pesquisas são baseadas em dados já gerados por grandes centros meteorológicos, segundo o pesquisador. As informações são analisadas e as características das sub-bacias, assim como as peculiaridades, como mudança de temperatura e ciclo das chuvas, são verificadas.

A modelagem climática confirmou a hipótese de que a seca teria sido causada por um aquecimento anormal do oceano na região próxima da Amazônia, parte equatorial do Oceano Atlântico. “Colocamos esse padrão de oceano mais aquecido e analisamos qual seria sua influência na atmosfera da região e qual seu efeito no ciclo das chuvas”, explicou.

Há dois anos foram adquiridos novos equipamentos para a realização da pesquisa, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. A pesquisa conta, ainda, com apoio do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores – Programa Primeiros Projetos.-Fapeam

Fonte: Ambiente Brasil, 2/6 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...