Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 26 de junho de 2010

Falando em selos ambientais, em breve mais um!




                  Selo Qualidade Ambiental, ABNT


 Este selo aparecerá em breve estampado nos rótulos dos produtos consumido por todos nós.
Ele indica um belo passo rumo a sustentabilidade , pois garantirá  que o produto foi produzido de acordo com os cuidados socioambientais durante toda a sua cadeia de produção ( berço ao túmulo).
  
 Ele foi criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo fruto das exigências do mercado mundial por comprar produtos ambientalmente corretos.
 
Segundo dados do site  Planeta Sustentável, 15 empresas brasileiras já passam por um minucioso processo de análise e adequação de seus processos de produção para conseguir o selo Qualidade Ambiental.São de áreas bastante variadas: indústrias de calçados, tecidos, higiene pessoal, pneus reformados, aço, gráficas e até mesmo de fraldas descartáveis e absorventes. Elas ainda passam por uma fase de adequação para conseguir suas certificações, que devem ser concedidas já nos próximos meses
.
Andrea de Oliveira, analista técnica da instituição e encarregada de organizar os trabalhos do  Grupo de Rotulagem Ambiental (GRA), relatou ao Planeta Sustentável que solicitações de empresas não param de chegar. Isso é muito bom!!

 Sobre o GRA :
  • O GRA é formado por cientistas, órgãos ambientalistas e de defesa do consumidor, fornecedores dos fabricantes e até mesmo consumidores.
  • Estabelece critérios ambientais específicos para cada elo da cadeia de produção de cada um dos fabricantes.
  •  Propõe correções e adaptações no processo, até que a empresa consiga adequar-se. Depois faz acompanhamentos e auditorias periódicas para saber se a empresa que recebe o selo continua mantendo seus padrões de qualidade.
Quem orienta toda a metodologia utilizada pela ABNT é o órgão canadense Global Ecolabellin Network (Gen), referência mundial em rotulagem ambiental. 

  
Fonte: Planeta Sustentável, ABNT

Eu adorei essa notícia...mudanças estão acontecendo no Brasil. Espero vê-lo em breve nos produtos!!  A Mãe natureza agradece!!!
 

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...