Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A pegada de carbono da Copa do Mundo 2010


Se você achava que as vuvuzelas eram a pior coisa da Copa de 2010, espere até saber qual foi a quantidade de carbono estimada a ser emitida!!!
  •  Quer saber?

   2,753,251 toneladas de CO2 na atmosfera.
  •  O que equivale a...
quantidade liberada por 1 milhão de carros durante um ano. Isto é 6 vezes mais do que a emissão da última Copa do Mundo. 

  • Pq a pegada ficou maior?
  • muito mais pessoas se deslocaram até a África do Sul por meio de vôos internacionais do que por trem ou carro, como foi no caso da copa de 2006 em Berlin;
  • construção da infraestrutura do evento:estádios, entre outros ;
  •  a dependência do País em termoelétricas, significa que a energia utilizada durante o evento e pelos turistas irá resultar na emissão.
Poderia ser maior, caso a Africa não tivesse tomados medidas para diminuir a emissão de Carbono, como:

  • uma rede de trem foi construída para transportar os visitantes de maneira mais eficiente aos jogos, diminuendo as emissões do trânsito.
  Além do governo local também planeja compensar pelo menos parte das emissões plantando milhões de árvores em áreas urbanas por todo o País.


Esses dados foram fornecidos pelo estudo feito pela embaixada da Noruega e pelo Governo da África do Sul e descrito no Blog ambientebrasil.

  Érica Sena

 



2 comentários:

  1. Acho tudo uma grande farsa, por trás do esporte esconde interesses econômicos que nem se importam com o rumo da raça humana.
    Nesses cálculos nem se fala dos bilhões gastos com o povo comprando TV e ou indo aos bares consumir mais produtos, bebíveis ou não.

    ResponderExcluir
  2. Sim... este valor reflecte a pegada de CO2 directa do evento... tudo o resto... enfim...
    São eventos como este que afundam a Ecologia... e engraçado que vocês vão fazer dois ultra-mega eventos... sempre a bombar... CO2 e outras porcarias...

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...