Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 17 de julho de 2010

Avião solar "eterno"

O avião solar britânico Zephyr quebrou um novo recorde mundial de permanência no ar sem interrupção.
O voo do avião, desenvolvido pela empresa Qinetiq, será interrompido quando atingir 15 dias sem interrupção. "Zephyr é basicamente o primeiro 'avião eterno'", disse à "BBC News" Jon Saltmarsh, gerente do projeto.

Qinetiq/Divulgação

O avião solar britânico Zephyr, que pesa 50 quilos, está voando sem interrupção há uma semana (83 horas)

Esse tipo de equipamento deverá ter uma ampla gama de aplicações. Os militares querem usá-lo em aparelhos de reconhecimento e comunicações. E programas científicos e de pesquisa poderiam usar os aviões para tarefas de observação.
Uma das grandes vantagens do avião é a capacidade de voar sobre um mesmo lugar. Satélites de baixa altitude passam rapidamente sobre uma local, e aviões tradicionais operados a distância precisam retornar à base para serem reabastecidos.
Zephyr parece resolver esse problema. As células solares impulsionam as hélices durante o dia e são carregadas pelo sol, possibilitando o voo noturno. Um piloto automático mantém o avião circulando sobre o mesmo lugar.
A última versão do Zephyr é 50% maior que as anteriores. A nova nave tem uma envergadura de asa de 22,5 metros. Também possui uma configuração maior do corpo principal para acomodar mais equipamento. E a equipe atualizou o sistema de gerenciamento de energia.
O recorde mundial de persistência no ar é 30 horas e 24 minutos, obtido pelo robô americano Global Hawk. Zephyr já voou por 83 horas, mas delegados da Federação Aeronáutica Internacional não estavam presentes para testemunhar os procedimentos.
A corrida pelos aviões solares está acirrada. Mês passado, o suíço Andre Borschberg tornou-se a primeira pessoa a pilotar um avião solar durante a noite. 

 Fonte: Folha de SP, 16/07

 Será que em breve teremos congestionamento no céus de aviões??? eh heheh. Mas a idéia é muito boa!
                Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...