Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

SP ganha ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar




A cidade de São Paulo passa a contar com três ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar, combustível renovável produzido pela Amyris Brasil em parceria com o Grupo São Martinho. O lançamento ocorreu na garagem da Viação Santa Brígida, zona oeste da cidade.

"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota”, afirmou o prefeito Gilberto Kassab (DEM).  Segundo ele, no ano que vem serão 200 ônibus movidos a etanol na cidade. "A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável”.
O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.
“Se a mistura fosse aplicada em toda a frota haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", destacou o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.
Tecnologia avançada
Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba - Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini - Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa - Vila Mariana(.
Prefeitura de SP.)
 

Fonte: Folha Noroeste

Eu passei por um deles ante ontem no meu bairro...bem bonito. É um bom começo!!
                                                            Érica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...