Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 15 de agosto de 2010

Eco lápis- Faber Castell



As sementes são plantadas em um viveiro onde são adubadas, regadas e tratadas. Depois de 10 a 15 dias, germinam e continuam sendo cuidadas.
Quatro meses depois, com mais ou menos 25 cm de altura, as mudas são plantadas nos parques florestais da Faber-Castell em Minas Gerais.
Durante o crescimento, as árvores retiram da atmosfera o gás carbônico, um dos principais causadores da poluição atmosférica e do aquecimento global, e devolvem oxigênio.
Após 3 anos, com 4 metros de altura, para facilitar seu crescimento e evitar a formação de "nós", os galhos mais baixos são podados e deixados no solo, fertilizando a terra.
Faz-se então a colheita parcial, para não deixar o solo exposto, proteger a fauna e aumentar a produtividade do plantio. A colheita final ocorre aos 25 anos, quando outras mudas são plantadas em seus lugares. As folhas, ramos e raízes são deixadas no solo, tornando-o fértil para a próxima geração de árvores.
Começa então o processo de industrialização da madeira: as toras com mais de 14 cm de diâmetro são levadas da plantação Faber-Castell para a fábrica.
As toras mais finas são utilizadas para produzir energia na fábrica, em forma de vapor.
Na indústria, prepara-se a madeira para se tornar EcoLápis.
A madeira é cortada em tabuinhas e recebe um tratamento especial de secagem e tingimento, ficando ainda mais macia, facilitando o apontamento dos EcoLápis.
Depois do tratamento, as tabuinhas prontas ficam armazenadas e descansam durante 60 dias.
Agora, o EcoLápis começa a tomar forma. Uma máquina abre canaletas nas tabuinhas, onde são coladas as minas de grafite ou de cor.
Depois, cola-se outra tabuinha com canaletas por cima, formando um "sanduíche" que é prensado, garantindo a qualidade do EcoLápis. As minas e a madeira tornam-se uma única peça, garantindo que mina não quebre por inteiro quando cair no chão.
O "sanduíche" é processado no formato dos EcoLápis. Eles são pintados, envernizados, apontados e carimbados com a marca Faber-Castell.
Depois de embalados, os EcoLápis estão prontos para serem comercializados.
  •  


Os resíduos de utilização do EcoLápis de madeira também são biodegradáveis, sendo rapidamente absorvidos pela natureza. O tempo máximo de reintegração ao ecossistema é de apenas um ano.
http://www.faber-castell.com.br/19562/Institucional/Fabricao-do-EcoLpis/default_ebene2.aspx
 Resolvi fazer este post depois que vi o vídeo postado anteriormente sobre o material escolar ambientalmente correto. Achei muito legal e acredito não ser um greenwashing.

                         Érica   



2 comentários:

  1. Adoro essas iniciativas, resta saber se isso é de verdade mesmo ou se é jogada de marketing...

    bjs e boa semana!!!
    cintia
    ~preservblog~

    ResponderExcluir
  2. fique interessada achei muito legal parabéns prof:eríca,todos os alunos precisam conservar seu material,eu sempre conservei meu material conserve o seu.Para um dia ensinar para seus filhos.
    tamiris 5ª D

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...