Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

E esse tal meio ambiente é quem " DIZ AÊ!

 
Pensar no meio ambiente é pensar na complexidade e na diversidade, estes aspectos também são encontrados na blogosfera ambiental. São uma infinidade de blogs discutindo praticamente todos os aspectos das questões ambientais, portanto, não é de se estranhar que os blogueiros ambientais tenham opiniões diferentes sobre alguns assuntos.
Para mostrar essa diversidade, ou até mesmo igualdade de opiniões, é que o E esse tal meio ambiente? estreia a coluna Diz aê! que trará sempre a opinião de 4 blogueiros ambientais sobre um determinado assunto. No primeiro post da coluna, fizemos a seguinte pergunta aos blogueiros: Qual o maior acontecimento relacionado ao meio ambiente dos oito primeiros meses de 2010?
Então, diz aê!

Felipe Saldanha
Blog –  Projeto Jogo Limpo
Twitter – @JogoLimpo
Estamos vivendo um momento em que sustentabilidade está passando a fazer parte não só das conversas das pessoas, como de suas ações, de forma crescente. Por isso, acredito que acontecimentos relacionados com a questão ambiental estão sendo noticiados e comentados com mais frequência, sendo difícil apontar o mais relevante.
Mesmo assim, destaca-se o vazamento de petróleo no Golfo do México, ao sul dos Estados Unidos. Dói ver as fotos daquele ambiente sendo poluído, prejudicando os seres vivos da região. O fato chama a atenção para questões importantes: qual deve ser a reação do governo e das empresas envolvidas diante de desastres como esse? Como vai ocorrer a recuperação do ecossistema? Qual é o impacto para a população local? Estamos seguros contra um novo acidente desse tipo?
De toda forma, acho que é importante não esquecer vários outros episódios que aconteceram ou estão acontecendo em 2010: o Ano Internacional da Biodiversidade, a repercussão da COP15, o projeto da Usina de Belo Monte, o Novo Código Florestal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos…
Felipe é sócio e voluntário da OPA – Organização para a Proteção Ambiental e estudante de Jornalismo da UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Participa do Projeto Jogo Limpo, que trabalha a Educação Ambiental com crianças de escolas públicas.

Tulio Kengi Malaspina
Blog – Atitude Eco
Twitter – @tuliomalaspina
Acredito que Belo Monte e o derramamento de óleo no Golfo do México foram os acontecimentos mais significativos em relação ao meio ambiente.
Belo Monte foi um golpe na democracia brasileira. Os interesses individuais conseguiram atropelar o bom senso e a inteligência, deixando muita pergunta sem resposta e muita gente desacreditada dos caminhos que nossa sociedade tem tomado com relação a riqueza que temos. É preocupante ver esse tipo de atitude irresponsável em pleno século XXI. Nossa sociedade já deveria ter acordado.
O caso da BP achei importante pela amplitude e repercussão das notícias. O assunto foi tão sério que a “propaganda” pelos cuidados com o meio ambiente se intensificou claramente, foi um acontecimento péssimo por parte da empresa, mas gerou uma resposta positiva da população. A população deve se posicionar dessa maneira mais constantemente. Infelizmente, Belo Monte não teve a mesma visibilidade e apoio.
Tulio é formado em Comunicação Social com especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), tem diversos cursos voltados à redes sociais e meio ambiente. Trabalha com mídias sociais no Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, além de ser editor e curador do blog de sustentabilidade Atitude Eco, que conta com canal de vídeos no Youtube.

Érica Sena
Blog – Pensar Eco
Twitter – @Pensareco
O maior acontecimento ambiental destes últimos meses foi às ações feitas contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em todo o país e por personalidades importantes fora dele, mostrando que a conscientização ambiental está aumentando na sociedade.
Érica é paulistana com formação em Biologia e Gestão Ambiental, especializada em Tecnologias ambientais pela FATEC.

Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves
Twitter -  @diariodoverde
Em 2010, acontecimentos que marcaram a agenda ambiental, não faltaram: vazamento no golfo do México, usina de Belo Monte, queimadas, etc, etc. Mas um, em especial, merece as honras: a candidatura de Marina Silva e Guilherme Leal, do Partido Verde – 43, à Presidência do Brasil. Considero este fato o mais importante do ano, por que “pela primeira vez na história deste país”, o meio ambiente deixa de ser figurante e passa a se tornar o ator principal do cenário político brasileiro.
A candidata verde, em parceria com o Ex-Copresidente do Conselho de Administração da Natura (eleita consecutivas vezes a empresa mais sustentável em importantes listas e avaliações), somam esforços em confluência do hoje amplamente conhecido “desenvolvimento sustentável”: a economia aliada à preservação do meio ambiente, convidando os eleitores à um debate (e não embate), acerca do assunto e suas implicações na sociedade.
Entretanto, ainda passa longe para muitos de nós, a possibilidade de presenciarmos algum dia sequer, uma situação onde a natureza, no governo, seja o alicerce das políticas e relações públicas entre o homem e o ambiente. Onde o capital seja apenas parte da orquestra, e não o regente da sinfonia. Com Marina Silva, ou sem, devemos ter em mente que a mudança, começa em nós mesmos. Gandhi bem que nos diz: “Seja a mudança que você espera ver no mundo”. Querer é poder. E poder, é transformar. Mudar para melhor: a gente muda, o mundo muda!
Antonio Gabriel é ambientalista e ecologista nato, nerd de carteirinha (CDF assumido), curioso de montão e escritor nas horas vagas. Amante dos livros, e principalmente, do bom relacionamento entre as pessoas. Um jovem de 15 anos, que leva uma vida agitada, costumeira da vida urbana. Apaixonando pelo Planeta Terra, e por chocolate.

Parabéns ao idealizador Danilo e aos outros participantes!! Muito legal!!
Érica Sena
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...