Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Em quem acreditar?

Pesquisadores da USP encontraram na análise do fundo das represas Billings e Guarapiranga metais pesados, como: chumbo, cobre, níquel e zinco, entre outros provenientes do esgoto jogado “in natura”
.
Diante de tudo isso me coloco a pensar e comparo essa situação deplorável com a imagem feita pelos atuais governantes deste estado, e deste país, ao passarem seus maravilhosos feitos no horário político de cada dia. Cadê o progresso tão falado por Lula? Por que não foi suprido o que é de mais primordial na urbanização - a captação e o tratamento de esgoto????? Isso não faz parte do progresso?  Ou será que eles fazem isso para se iludirem??? 

 A Secretaria de Habitação afirmou que cerca de 1 milhão de pessoas vivem em áreas de preservação na Billings e Guarapiranga, ainda. Historia antiga que não foi resolvida!
A falta de coleta de esgoto é o principal problema de saneamento, segundo o IBGE. Mais da metade dos domicílios recorre a fossas sépticas, valas a céu aberto ou lança o esgoto em cursos d’água. Isso mostra o descaso com o povo, mas o povo ingênuo continua a tirar o chapéu para as mesmas figuras. Fazer o quê, pergunto? A única resposta que não concordo é votar em TIRIRICA!

Voltando ao solo contaminado dos mananciais, responsável pela contaminação da água distribuída, temos que lembrar que a partir deles são abastecidas 4,5 milhões de pessoas na capital e na Grande São Paulo. Será que você está entre os sortudos que recebem na sua casa essa água com um “plus” a mais?

Em alguns trechos desses reservatórios foram detectados uma quantidade de cobre 30 vezes maior que o recomendado por agências internacionais de saúde
 Segundo estes mesmos pesquisadores, esta contaminação pode comprometer a qualidade da água e consequentemente colocar em risco a saúde de quem a bebe, causando náuseas, dores de cabeça e irritações na pele e nas mucosas, e a longo prazo poderá diminuir a fertilidade, provocar defeitos congênitos e surgimento de câncer.

A SABESP nega todo esse risco de intoxicação humana com os metais pesados. A companhia diz monitorar a evolução da concentração dos metais nos mananciais utilizados para abastecimento”, sem detectar nenhum risco à saúde da população. A remoção de metais pesados é efetuada durante o processo de sedimentação, onde, através da elevação do pH, ocorre a precipitação dos mesmos nas unidades de decantação”, diz nota da Sabesp. Segundo a companhia, caso sejam detectados metais em concentração de risco, “uma anomalia é apontada no relatório da Vigilância Sanitária e são tomadas as ações corretivas”.
“Os padrões e limites de potabilidade para qualidade da água destinada ao abastecimento são estabelecidos a partir de critérios rigorosos e anos de pesquisa, inclusive toxicológica”, informa a nota.
A Sabesp diz que as oito estações de tratamento da capital seguem a legislação nacional, contemplando parâmetros e critérios de potabilidade de portaria do Ministério da Saúde. 

E agora, devemos chegar a qual veredito final? Tomar ou não tomar essa água? Se prevenir ou pagar para ver? Difícil, né? A escolha feita hoje poderá sair muito cara amanhã.

Érica Sena

3 comentários:

  1. Olá!

    Seu blog é muito interessante e, a sua preocupação com a qualidade da água é uma preocupação natural de quem se dispõe a divulgar informações sobre o meio ambiente, e esclarecer ao usuário, já que este é o propósito do blog.

    Entretanto falar sobre as responsabilidades do governo federal, ou melhor, do presidente Lula, sobre desmandos administrativos no Estado de São Paulo, é atribuir-lhe um poder que não tem. Só não entendo a omissão dos nomes dos governantes do PSDB, que “administram” o Estado por 16 anos, com as tão decantadas capacidades administrativas, alardeadas por todo canto nessas eleições.

    Quero crer que foi um “lapso”...apenas.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi J.Jose,
    obrigada pelos elogios.

    O metanoverde é de sua autoria?? Muito legal..estou te seguindo.
    Em relação ao seu comentário:
    qdo escrevi isso pensei apenas na falta de recursos básicos em todo Brasil e não apenas em SP. Sei q tudo isso é culpa de falta de políticas públicas que invistam no saneamento básico.Sei o qto o PSDB é culpado nisso td...
    abs.
    Érica

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Sou, ou seria, um colaborador eventual do blog metanoverde, embora não tenha dado o ar da graça até hoje, logo, estou devendo aos amigos que o editam, de fato, pois, me dedico a dois outros blogs:
    o http://novaseboas.blogspot.com e o http://blogdolinho.blogspot.com

    Faça uma visita.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...