Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pintar com tintas sustentáveis!



Proteínas, óleos e frutas são utilizados para produção de tintas sem solventes e produtos químicos tóxicos

As tintas de parede convencionais costumam ser a parte mais poluente jna construção ou na reforma de uma casa. Várias contém toxinas, como metais pesados e COVs (compostos orgânicos voláteis), que são cancerígenos. Além disso, as tintas podem emitir vapores nocivos por pelo menos seis meses.

As alternativas mais sustentáveis já estão disponíveis no mercado. Confira:

Tinta de caseína: é a mistura da caseína – uma proteína do leite – com pigmentos. O acabamento é uniforme e é utilizada para paredes internas e móveis. A mistura pode inclusive ser feita em casa.

Tintas de cal: feitas com cal e pigmentos naturais, dão uma aparência leve e antiga nas paredes internas e externas.

Tintas naturais ou orgânicas: são feitas com extratos vegetais e minerais misturados com óleos e resinas naturais. Podem ser feitas em casa com frutas ou verduras. Uma dos fabricantes do produto no Brasil é a empresa Ecocas

Tintas livres de COVs: quase idênticas às tintas comuns, ainda são mais caras que as tintas convencionais. Esses produtos podem ser encontrados na empresa Sherwin-Williams
.
Tinta de terra: as tintas que utilizam terra na composição deixam a parede respirar, garantindo um controle da umidade relativa no ar. Não desbotam e podem ser utilizadas em paredes internas e externas. No Brasil, é fabricada pela Tintas Solum.

Tintas minerais: feitas de materias minerais, não contém substâncias tóxicas. Ela deve ser diluída em água antes do uso. Pode ser encontrada na Idhea.
A Sumpra Tintas fabrica a linha Supraeco, com várias tintas e acamentos com baixa quantidade de COVs. Além disso, outros produtos sustentáveis podem ser encontrados na Biofa.
As tintas naturais devem ser usadas logo, pois não têm conservantes e tem uma data de validade menor. Elas também precisam de mais tempo para secar, pois não contém na composição produtos químicos para secagem. As sobras podem ser descartadas junto com o lixo orgânico.
As tintas à base de solventes devem ser encaminhadas para serviços especiais de coleta de produtos químicos. Consulte as autoridades da sua região para saber como proceder.(Gisele Eberspächer)

Fonte: Atitude Sustentável,30/09


Que tal uma pintura em nossa casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...