Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Propostas para o Plano Mun de Mobilidade Transportes Sustentáveis- P1

Como dito na matéria de ontem sobre a Semana da Mobilidade, seria entregue a proposta de diretrizes para compor o Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis em um seminário organizado em conjunto com a Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Paulo.
A proposta feita pela organização TC Urbes – Mobilidade e Projetos Urbanos apresentou um detalhado trabalho mostrando que é possível melhorar a situação da mobilidade em nossa cidade.
Saiba mais sobre a possibilidade de redução da emissão de CO2 embutida nas propostas apresentadas, lendo a matéria escrita por Airton Goes presente no evento.
   A diminuição dos gases de efeito estufa emitido pelos automóveis viria com a implantação das diretrizes e propostas apresentadas no seminário sobre o Plano Municipal de Mobilidade
Na primeira parte do seminário sobre o Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis, realizada na manha desta segunda-feira (20/9) na Câmara Municipal de São Paulo, o Movimento Nossa São Paulo e diversas outras organizações da sociedade civil e cidadãos apresentaram um conjunto de propostas e diretrizes para o setor. Na explicação dos principais pontos do documento, que visa contribuir para que a cidade tenha um plano de transporte e a mobilidade, foi informado que a incorporação das sugestões poderia resultar na redução de até 30% na emissão dos gases de efeito estufa (CO2) pelos automóveis.
De acordo com o trabalho apresentado por Simone Gatti e Ricardo Corrêa, ambos da organização TC Urbes – Mobilidade e Projetos Urbanos, 25% dos carros deixariam de transitar na metrópole depois de adotadas as medidas previstas.
Para que estas reduções de poluição e de trânsito ocorram, as organizações da sociedade civil propõem que as principais vias da cidade sejam transformadas corredores expressos de ônibus, que teriam semáforos sincronizados e espaços para ultrapassagem. Outra diretriz sugerida é a descentralização da atividade econômica e do emprego em São Paulo, para que as pessoas possam trabalhar, fazer compras ou usar os serviços públicos sem precisar se deslocar para outras regiões da cidade. Nesse sentido, o documento também reivindica que o Plano Municipal de Transporte esteja integrado ao Plano Municipal de Habitação.
“Fizemos estas propostas para que os poderes Executivo e o Legislativo, junto com a sociedade, possam construir uma plano de mobilidade para São Paulo”, argumentou Maurício Broinizi, coordenador da secretaria executiva do Movimento. O documento foi entregue ao vereador Senival Moura (PT), que representou a Comissão de Transporte da Câmara no seminário. Floriano Pesaro (PSDB) também compareceu ao evento.
Pela Prefeitura, participou do debate o professor Volf Steinbaum, do Comitê Municipal do Conselho de Mudanças Climáticas.  Segundo ele, um dos problemas que precisam ser ponderados em um plano municipal de mobilidade é o incentivo que o governo federal tem dado à fabricação e à venda de veículos. “O crescimento da frota nos últimos três anos foi fantástico e o espaço viário não consegue crescer no mesmo ritmo”, opinou. (Airton Goes )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...