Como
dito na matéria de ontem sobre a Semana da Mobilidade, seria entregue a
proposta de diretrizes para compor o Plano Municipal de Mobilidade e
Transportes Sustentáveis em um seminário organizado em conjunto com a
Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Paulo.
A proposta feita pela organização TC
Urbes – Mobilidade e Projetos Urbanos apresentou um detalhado trabalho
mostrando que é possível melhorar a situação da mobilidade em nossa
cidade.
Saiba
mais sobre a possibilidade de redução da emissão de CO2 embutida nas
propostas apresentadas, lendo a matéria escrita por Airton Goes presente
no evento.
A diminuição dos gases de efeito estufa emitido pelos automóveis viria
com a implantação das diretrizes e propostas apresentadas no seminário
sobre o Plano Municipal de Mobilidade
Na
primeira parte do seminário sobre o Plano Municipal de Mobilidade e
Transportes Sustentáveis, realizada na manha desta segunda-feira (20/9)
na Câmara Municipal de São Paulo, o Movimento Nossa São Paulo e diversas
outras organizações da sociedade civil e cidadãos apresentaram um
conjunto de propostas e diretrizes para o setor. Na explicação dos
principais pontos do documento, que visa contribuir para que a cidade
tenha um plano de transporte e a mobilidade, foi informado que a
incorporação das sugestões poderia resultar na redução de até 30% na
emissão dos gases de efeito estufa (CO2) pelos automóveis.
De
acordo com o trabalho apresentado por Simone Gatti e Ricardo Corrêa,
ambos da organização TC Urbes – Mobilidade e Projetos Urbanos, 25% dos
carros deixariam de transitar na metrópole depois de adotadas as medidas
previstas.
Para
que estas reduções de poluição e de trânsito ocorram, as organizações
da sociedade civil propõem que as principais vias da cidade sejam
transformadas corredores expressos de ônibus, que teriam semáforos
sincronizados e espaços para ultrapassagem. Outra diretriz sugerida é a
descentralização da atividade econômica e do emprego em São Paulo, para
que as pessoas possam trabalhar, fazer compras ou usar os serviços
públicos sem precisar se deslocar para outras regiões da cidade. Nesse
sentido, o documento também reivindica que o Plano Municipal de
Transporte esteja integrado ao Plano Municipal de Habitação.
“Fizemos
estas propostas para que os poderes Executivo e o Legislativo, junto
com a sociedade, possam construir uma plano de mobilidade para São
Paulo”, argumentou Maurício Broinizi, coordenador da secretaria
executiva do Movimento. O documento foi entregue ao vereador Senival
Moura (PT), que representou a Comissão de Transporte da Câmara no
seminário. Floriano Pesaro (PSDB) também compareceu ao evento.
Pela
Prefeitura, participou do debate o professor Volf Steinbaum, do Comitê
Municipal do Conselho de Mudanças Climáticas. Segundo ele, um dos
problemas que precisam ser ponderados em um plano municipal de
mobilidade é o incentivo que o governo federal tem dado à fabricação e à
venda de veículos. “O crescimento da frota nos últimos três anos foi
fantástico e o espaço viário não consegue crescer no mesmo ritmo”,
opinou. (Airton Goes )
Fonte: Movimento Nossa SP
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Érica Sena
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