Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Semana da Mobilidade (16 -22/09), chama atenção sobre o uso abusivo de carros



A entrega da proposta de diretrizes, presente no Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis,
acontecerá hoje na Câmara Municipal de SP
De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cidade de São Paulo perde, por ano, R$ 33 bilhões por conta do trânsito, sendo que cerca de R$ 27 bilhões estão diretamente conectados ao que o município deixa de produzir. E por esse motivo ONGs e Instituições da sociedade civil se juntaram durante a Semana da Mobilidade - instituída aqui para coincidir com o evento europeu, que acontece de 16 a 22 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial sem Carros. A programação dessa semana foi dirigida pelo Movimento Nossa SP (MNSP.) e uma rede de organizações da sociedade civil.
O ponto alto da programação será hoje, com a entrega de uma proposta de diretrizes para compor o Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis em um seminário organizado em conjunto com a Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Paulo.
"O Plano Diretor da cidade, aprovado em 2002, exige a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade. Mas ele nunca foi feito. Fizemos um trabalho imenso de pesquisa com vários especialistas e vamos entregar à Câmara Municipal um documento de mais de 300 páginas, que inclui propostas ousadas", revela Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva do MNSP.
Entre as propostas "ousadas" ele destaca o uso das principais artérias da cidade como corredores de ônibus expresso. "Muitas das principais vias da cidade, que poderiam ter corredores de ônibus, não têm. É o caso da Henrique Schaumman e das avenidas Brasil e Tiradentes. O que propomos é maior compartilhamento do sistema viário entre o transporte publico e o privado".
O MNSP também propõe que as 31 subprefeituras tenham um plano cicloviário que se conecte com os terminais de transporte público e com um tronco cicloviário central. "Temos consciência claríssima de que essas mudanças vão exigir intervenções urbanas enormes, mas não podemos continuar assistindo a cidade se autodestruir. Ou esperar pelas linhas de metrô prometidas para 2015, quando nada garante que elas irão sanar a imensa demanda reprimida que já existe pelo transporte público", diz Broinizi.
A proposta do MNSP inclui um novo modelo de corredores de ônibus, com bilheteria nas paradas - ao invés da cobrança ser realizada dentro do veículo, o que retarda o ingresso das pessoas no ônibus e empata o trânsito.
Essas propostas têm como objetivo um deslocamento mais rápido dos paulistanos, através do aumento de uso de transporte coletivo pela cidade, já que os resultados da pesquisa encomendada pelo MNSP ao Ibope mostraram o tempo perdido no transito, o aumento da frota de veículos, além do aumento dos problemas de saúde por causa da poluição do ar.
Lembre-se: No dia 22 de setembro, quarta-feira, deixe seu carro na garagem e participe do DIA MUNDIAL SEM CARRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...