Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 26 de outubro de 2010

COP10: Min do Meio Amb fala sobre BIOPIRATARIA!


A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, disse que a biopirataria nos países em desenvolvimento depende da negociação de um acordo entre países.


O comentário foi feito nesta terça-feira durante a conferência da ONU para a preservação da biodiversidade, a COP-10 (Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica), que acontece na cidade japonesa de Nagoia.

Para a ministra, garantir um consenso que acabe com a "biopirataria" é indispensável para que se alcance um pacto mais amplo nas negociações. "Precisamos de um acordo para um protocolo ABS", disse à AFP, referindo-se ao Acordo de Acesso e Compartilhamento de Lucros (ABS, na sigla em inglês).


Ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, salientou necessidade de acordo e participação de países ricos.
"É muito importante que consigamos ainda este ano. Para nós, é inaceitável que ainda não tenhamos uma legislação formal."
Delegados de mais de 190 países participam na conferência em Nagoia, cuja função é discutir o modo de vida da raça humana, a destruição da natureza e quem está liderando a corrida da extinção.
Um rascunho do texto proposto lista 20 metas a serem alcançadas nos próximos dez anos, como a proteção de florestas e mares, a redução dos níveis de poluição e recuperar ecossistemas degradados.

O Brasil, no entanto, insistiu que nenhum objetivo será estabelecido até que os países ricos assinem um acordo.
Por quase duas décadas, as nações ricas resistiram à consolidação de um pacto como este. "É preciso entender a necessidade de compartilhar os lucros", disse a ministra à AFP.


"Para haver um acordo sobre a biodiversidade, é importante proteger, é importante ter um uso sustentável, mas também é importante dividir os lucros", indicou.


Questionada sobre a possibilidade de que as negociações terminem em fracasso na sexta-feira, quando termina a convenção, a ministra disse que "sempre há um risco", mas disse que está otimista. "Trabalhei duro para isso", acrescentou.

Fonte: Folha de SP,26/10

Biopirataria:  é a prática ilegal de exploração, manipulação, exportação e comercialização de recursos biológicos de um país a outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...