Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ecobebês: Que tipo de fralda usar ?






O dilema já é um velho conhecido das “ecomamães”. Para reduzir as agressões ao meio ambiente, é melhor usar fraldas descartáveis e feitas de plástico, que geram uma quantidade enorme de resíduos. Ou optar pelas de pano e reutilizáveis, mas que gastam água e energia para lavar.

A resposta é complexa. Afinal, ambas têm prós e contras. Não bastasse isso, a maioria das pesquisas que busca medir os impactos das duas é feita por quem defende uma das candidatas. A pedido de um leitor do Blog do Planeta, decidimos abrir o debate na série Como Jogar fora….


Fraldas descartáveis


Aos prós:


- Segundo a Procter & Gamble, fabricante da marca Pampers, as fraldas descartáveis de hoje são infinitamente melhores para o meio ambiente do que no passado. Comparadas com as de 20 anos atrás, elas agora pesam 40% menos e usam 80% menos embalagem.


- Os investimentos em inovação ajudam a diminuir o impacto ambiental. No caso específico da Procter & Gamble, a empresa tem uma nova tecnologia de absorção que permite reduzir em 30% a utilização de polpa de celulose. A embalagem é 35% mais compacta e 75% dela é feita de plástico reciclado. E sem interferir na absorção.


Aos contras:
- Uma análise da Real Diaper Industry Association, associação norte-americana que defende as fraldas de tecido, mostrou que as descartáveis tiveram três vezes mais gastos na fabricação. E que os produtos envolvidos na obtenção de seu plástico seriam mais perigosos do que os usados na produção do algodão.


Fraldas de pano


Aos prós:
- Por ser de pano, pode ser reutilizada diversas vezes – o que reduz a quantidade de resíduos mandados diariamente para os aterros sanitários. De acordo com o site da Babyslings, marca brasileira de fraldas de pano, as rivais descartáveis levam em torno de 450 anos para se decompor quando jogadas no lixão.


- Estima-se que um bebê usa 5.500 fraldas em seus dois primeiros anos de vida. Uma média de 2% do lixo das cidades corresponde às fraldas descartáveis. São Paulo, por exemplo, produz 13 mil toneladas diárias de lixo, sendo 260 toneladas de fraldas descartáveis.


Aos contras:
- Um estudo feito em 2008 pela agência de Meio Ambiente do Reino Unido concluiu que o impacto de ambas é parecido. As fraldas de pano causariam 40% menos dano ao meio ambiente se lavadas de forma consciente, sem gastos excessivos de água e energia. A agência ressaltou, no entanto, que o cuidado quase não acontece. Se a família enxaguar cada fralda duas vezes, usar secadora ou levá-las para a lavanderia de carro, o impacto ecológico é idêntico.


Independentemente de qual você escolher, o importante é usar a fralda com consciência. Não significa deixar de trocá-la no tempo certo – e terminar com seu bebê assado. Mas não precisa mudar a cada meia hora ou depois do primeiro xixi. (Aline Ribeiro)

http://colunas.epoca.globo.com/planeta/2010/11/22/com-que-fralda-eu-vou/
Fonte: Blog do Planeta

4 comentários:

  1. Entre os males, o menor: prefiro as fraldas de pano...mas não temos bêbe em casa...hehe!! Boa semana, Erica, beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Usei muitas de pano nos meus filhos e deixava as descartáveis para uma viagem por exemplo.....atualmente confecciono fraldas de pano para doar.....

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe se baratease a produção do bio-plastico, as descartaveis seriam bem melhor para a natureza!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...