Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Empresas pelo Clima- EPC



Lançado em 8 de outubro de 2009, pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), o EPC é a primeira plataforma nacional destinada a criar as bases regulatórias no processo de adaptação econômica às mudanças climáticas.

O programa Empresas pelo Clima dá aos participantes orientações e ferramentas para as práticas de gestão das emissões de gases do efeito estufa (GEE) e de sustentabilidade para os negócios.


Ao aderir à plataforma, as empresas assumem o compromisso de publicar seus inventários de gases de efeito estufa de acordo com a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol e desenvolver políticas e planos de gestão dos gases poluentes que garantam competitividade, inovação e o estímulo ao posicionamento em prol de uma economia de baixo carbono no país. Os primeiros registros foram anunciados no lançamento do EPC.


Na ausência de uma política pública para o setor, o EPC se propõe a catalisar o anseio do setor econômico e orientar no sentido de uma nova economia”, aposta Luiz Pires, do GVCes e coordenador do programa. Segundo ele, as principais atividades do EPC serão a formação contínua em mudanças climáticas, discussões entre líderes dos setores de maior emissão e mesas redondas temáticas: agronegócio, energia, florestas, indústria, serviços e transporte. O programa prevê ainda debates entre representantes das empresas e especialistas, elaboração de position papers e policy papers orientadores à tomada de decisões e a manutenção de um fórum estratégico permanente.


Estrutura
O EPC conta com uma estrutura de apoiadores de diferentes características:
• Conselho Consultivo- Atores relevantes para a ação em mudanças climáticas entre instituições governamentais, financiadores, iniciativa privada, academia, sociedade civil e cooperação internacional;

• Apoio Institucional- Governo, iniciativa privada e organizações internacionais;

• Parcerias Estratégicas- Instituições que apoiam e replicam em rede as ações do EPC.


Membros Fundadores


O EPC inicia atividades com a adesão de 26 empresas:





http://www.empresaspeloclima.com.br/
http://www.fgv.br/ces/epc/



   Muito legal saber que existe grupos de trabalho como esse!!!
Parabéns a equipe da EPC!!! E parabéns pelo ótimo trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP- FGV
Fonte: EPC Empresas Pelo Clima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...