quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Protocolo Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro
A UNICA, representando a indústria paulista produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade e o Governo do Estado de São Paulo, assinaram em 2007, o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro.
Esse Protocolo, de adesão voluntária, estabeleceu uma série de princípios e diretivas técnicas, de natureza ambiental, a serem observadas pelas indústrias da cana-de-açúcar.
Entre as diversas diretrizes, se destaca aquela que antecipa os prazos legais para o fim da colheita da cana-de-açúcar com o uso prévio do fogo nas áreas cultivadas pelas usinas. Essa prática agrícola, denominada “queima controlada da palha da cana” é necessária para a sua colheita manual, sem o emprego de máquinas.
Assim, o setor paulista se comprometeu a antecipar, em até 14 anos, os referidos prazos, conforme se verifica pela tabela abaixo:
Em fevereiro de 2008, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente informava que 141 indústrias de açúcar e etanol já haviam aderido ao Protocolo, recebendo o respectivo “Certificado de Conformidade Agroambiental”. Essas adesões correspondem a mais de 90% do total de cana produzida no Território Paulista. Qualquer pessoa pode acompanhar o andamento do protocolo e a relação das indústrias que aderiram ao mesmo por meio da seguinte página na Internet:
Página do “Programa Etanol Verde”: www.ambiente.sp.gov.br/etanolverde.
Além da queima controlada da palha de cana, o Protocolo dispõe sobre outros temas de enorme relevância, como: conservação do solo e dos recursos hídricos, proteção de matas ciliares, recuperação de nascentes, redução de emissões atmosféricas e cuidados no uso de defensivos agrícolas.
A indústria sucroenergética paulista reforça, com esse Protocolo, a sua posição em defesa da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, social e econômica.
Potocolo na integra:
http://www.unica.com.br/content/show.asp?cntCode={BEE106FF-D0D5-4264-B1B3-7E0C7D4031D6}
Aproveitem e acessem a Usina de cana vitual e veja todo o processo e a produção de BIOELETRICIDADE:
http://www.unica.com.br/usina-virtual/
Bem legal!!
Fonte: ÚNICA
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco