quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Terminal rodoviário de Brasília recebe certificação A do Procel
O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Conservação de Energia em Edificações (Procel-Edifica) concedeu ao recém inaugurado terminal rodoviário interestadual de Brasília a etiqueta A de eficiência energética para edifícios.
O Laboratório de Controle Ambiental e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (Unb) foi responsável pelos estudos e avaliação da estrutura, e afirma que a combinação de cores claras, materiais adequados e proteção solar garantem um bom desempenho térmico e energético ao complexo.
O terminal, que entrou em operação em 25 de julho, usa equipamentos mecânicos de ventilação, que amenizam o clima no interior do terminal, com baixo consumo energético e apresenta uma cobertura de 12 mil m² em formato parabolóide hiperbólico (tubular), com o centro plano, inclinações nas pontas e telhas brancas, o que reduz a temperatura interna em torno de 1 a 2 graus Celsius. O telhado também foi equipado com coletores de água da chuva, que utilizada para a irrigação dos jardins.
A Socicam, a a JCGontijo Engenharia S/A e Construtora Artec Ltda investiram cerca de R$ 55 milhões na obra de 20 mil m² de área construída, onde circularão em média 140 mil passageiros por mês.
Procel Edifica:
O Programa Nacional de Conservação e Eficiência Energética em Edificações (Procel Edifica) visa promover a economia e o uso racional da energia elétrica nas edificações públicas brasileiras, a exemplo do que já ocorre com equipamentos domésticos.
O programa estima que a economia de energia em projetos eficientes de construção pode chegar a 30%; em uma reforma e até 50% em novas edificações. A etiqueta é destinada a edifícios com no mínimo 500 metros quadrados de área útil e abastecimento superior ou igual a 2,3KV.
Desde julho de 2009, quando foi lançado, o selo do Procel Edifica já foi concedido a dez edifícios brasileiros.
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=1493146073074655399
Fonte: Revista Sustentabilidade
- Criadora e responsável pelo Pensar Eco.
- Bióloga, gestora ambiental, educadora, com especialização em Tecnologias Ambientais pela FATEC.
- Ambientalista. Criadora e responsável pelo Pensar Eco e ECOcardioGRAMA.
- Palestrante de assuntos ambientais.
- Articulista ambiental.
- Ser vivo que deseja viver em um planeta melhor!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco