Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dando uma volta na Lagoa Rodrigo de Freitas



1º dia de 2011... férias no Rio de Janeiro... tarde nublada...que tal dar uma volta a pé no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas??? Cerca de 7.5 Km ...uma boa caminhada e uma vista deslumbrante que me renderam inúmeras fotos.

Mas deixando minha visão de turista e partindo para minha visão de bióloga e ambientalista resolvi “ mergulhar” em informações sobre as condições da água da lagoa , já que com a ocupação do seu entorno, foi contaminado com o esgoto doméstico.


Felizmente, o governo do RJ em parceria com a Prefeitura  e idealizado pelo grupo EBX, implantaram o Projeto LAGOA LIMPA, com o objetivo de a despoluírem totalmente até a Copa em 2014.

 Segundo informações do site do Projeto tem  como objetivo de contribuir para a recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, buscando desenvolver soluções para reverter o seu atual processo de degradação ambiental.
Apesar de ter seu foco na despoluição do corpo lagunar, o Projeto é abrangente, pois também visa a implementação de ações que resultem em uma melhoria de todo o sistema hídrico que "alimenta" a Lagoa (sua bacia hidrográfica). Para isso, conta com a ação integrada e simultânea dos órgãos públicos gestores responsáveis pela sua manutenção.

 Veja detalhes sobre o Projeto acessando o link:

Entre as ações deste Projeto têm-se: coleta seletiva e gestão de resíduos; filmagem das Galerias de Águas Pluviais; limpeza da Rede de Esgotamento Sanitário, entre outras.




A LAGOA RODRIGO DE FREITAS- Um dos cartões  postais do RJ
Possui 2,4 milhões de metros quadrados e está localizada nos bairros de Ipanema, Copacabana, Gávea e Jardim Botânico. O local compõe diversos parques, como o Parque Tom Jobim, Parque dos Patins, Parque da Catacumba e o Parque do Cantagalo, onde são praticados diversos esportes.


O entorno da Lagoa oferece  inúmeras  atividades para seus freqüentadores:
     - Parques com brinquedos, quadras esportivas, ciclovia
  
  - Espelho d'água repleto de pedalinhos, remadores, iatistas e esquiadores
     - Convívio com a natureza em áreas de lazer e descanso

Algumas da fotos que tirei e fiz uma montagem para não ocupar muito - 01/01/2011


Vista da Árvore de Natal da Lagoa

Mesmo com tempo nublado é uma bela paisagem!!! Espero que seja completamente limpo!

Érica Sena


Fontes pesquisadas  Programa Lagoa Limpa e sites sobre o Turismo do Rio de Janeiro

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...