Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Simulação em laboratório do deslizamento de terra na Região Serrana- RJ



Por que tragédias como esta acontecem? Por que não se consegue prevenir os danos? Está chovendo mais? Os meteorologistas dizem que não.
Qual a explicação para essa natureza em fúria, para essa destruição que se repete todos os anos? O Fantástico ouve especialistas para entender claramente o que aconteceu na Região Serrana do Rio de Janeiro.
 De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as tempestades que castigaram a região de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis fazem parte de um fenômeno que acontece todos os verões. É a chamada zona de convergência do Atlântico Sul. A zona de convergência carrega um corredor de umidade desde o sul da Amazônia até o Sudeste, onde as áreas montanhosas favorecem os temporais.

“A Região Serrana, ela tem a característica de fazer com que o ar que está mais embaixo suba pelas suas paredes, com isso as nuvens se desenvolvem provocando ainda mais chuva”, explica o meteorologista.

O geólogo do laboratório de sedimentologia da USP, Vinícius Mendes, fez uma simulação do que seria um terreno de encosta, em uma região de serras como no Rio de Janeiro. A rocha foi simulada por uma placa de vidro na maquete e, acima dela, foi colocada uma camada de solo.

Para simulação ser a mais real possível, esta não é uma terra qualquer. “É um solo comum de se encontrar nessas regiões de serra, principalmente onde tem vegetação. Esse solo, por ter muita matéria orgânica, ele se torna mais poroso. É uma terra mais fofa”, afirma Mendes. 

Leia a matéria na íntegra: http://migre.me/3GDcX

Assista o vídeo!


Fonte: Fantástico/G1- 16/01/11

2 comentários:

  1. Essa desgraça, é falta de governo responsável. Na próxima eleição lembre desse fato. Ministério público seja mais "eficiente".

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...