Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Empresas e consumidores observam com bons olhos a ecoresponsabilidade

http://jornalestaciente.wordpress.com/
                      Construção civil aderi o conceito verde



 De olho na nova economia que aparece no contexto mundial, a construção civil incorpora em sua política de ação a preservação e o respeito ao meio ambiente. Empresas oferecem, em seus empreendimentos, aos seus clientes a união entre economia e respeito à natureza.


O foco do momento são os Green Buildings – construções nas quais são aplicadas medidas e procedimentos que buscam o aumento de sua eficiência no uso de recursos, com foco na redução dos impactos ambientais.


Lançado no segundo semestre de 2010, o condomínio Vale das Paineiras, em Pendotiba, região oceânica de Niterói, é o exemplo dessa nova concepção da construção civil.

 Com o lema ‘economia em respeito ao meio ambiente’, o diretor financeiro e comercial Rodrigo Alves, da construtora responsável pelo empreendimento, ressalta os benefícios oriundos da “Casa Verde”.

“Esse lançamento conta com coleta de água de chuva, coleta seletiva de lixo e aquecimento de água com gás natural. Para se ter uma ideia, o proprietário pode economizar de 30% a 50%, apenas, em sua conta d’água.”, pontuou Rodrigo.




O custo ainda é alto


Apesar de ser uma alternativa, relativamente, recente da construção, as casas sustentáveis ou verdes mostram que é possível a utilização de tecnologias e recursos menos impactantes nos empreendimentos. Com isso, os consumidores ambientalmente corretos podem escolher não só produtos alimentícios, roupas, carros e utensílios mais ecoeficientes, mas imóveis.


A bióloga e gestora ambiental Érica Sena acredita que pouco a pouco, as pessoas estão levando em conta questões relacionadas a ecoresponsabilidade na hora da compra. ”Existe um movimento de clientes com melhores condições financeiras e mais conscientizados com os assuntos ambientais que se preocupam em adquirir um imóvel sustentável e pagam o preço dessa alternativa.”, destaca.
Do outro lado das inovações ambientais oferecidas por lojas e construtoras, os clientes também mostram disposição na hora de optar por uma escolha, a priori, mais cara, porém ao longo do tempo o retorno é garantido, tanto para o meio ambiente quanto para o bolso do consumidor.


O advogado Michel Salim Saud, quando reformou sua casa, optou pela instalação de aquecedor solar aproveitando o clima de praia da cidade de Niterói. “Moro em uma cidade em que o sol está sempre presente. Apesar do investimento feito com a instalação do aquecedor, houve uma redução enorme no valor da minha conta de luz.”, observa.


Materiais verdes


A responsável pelo setor de sustentabilidade de uma loja de materiais para construção Tatiana Hosken aponta que os produtos ecologicamente corretos são sinalizados com informações que mostram desde a origem do utensílio à economia gerada para o consumidor.
 “Temos mais de 3.000 produtos verdes e todos possuem balizagem contendo as características do produto na casa do cliente”, explica.

 De acordo com Tatiana, a loja oferece cursos onde o cliente pode aprender, por exemplo, como fazer coleta de água de chuva em sua residência.


Matéria feita por Por Rafael Lopes (3° período) para oJornal Estaciente, de Niterói- Rj
 Fevereiro/ 2011

http://jornalestaciente.wordpress.com/2011/02/15/construcao-civil-adere-o-conceito-verde/


Bom, Rafael me procurou por email para ver se eu poderia ajudar nessa matéria.
Parabéns, ficou muito legal o seu trabalho!
Agradeço convite e a gentileza de citar meu nome.
Érica Sena





Fonte: Jornal Estaciente- Niterói- Rj
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...