Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Unidade de reciclagem de geladeiras com processo pioneiro no Brasil é instalada em Minas Gerais

Empresa internacional de soluções ambientais especializada em manufatura reversa de refrigeradores e condicionadores de ar, a Revert inaugurou em Careaçu, Minas Gerais, no dia 15 de dezembro de 2010, sua primeira unidade no país. Desta forma, a companhia oferece a destinação correta de geladeiras que, entre outras substâncias danosas ao meio ambiente, contém CFC – Clorofluocarbonos, gás altamente prejudicial à atmosfera.

        
                         Magalhães: "Além da reciclagem de geladeiras e condicionadores de ar, pretendemos
                          implantar, juntamente
com a prefeitura, um programa de coleta seletiva na cidade"  


Com capacidade para processar até 450 mil unidades por ano, a nova planta é imprescindível à proposta governamental de reciclar até 10 milhões de refrigeradores em um período de 10 anos. Para tanto, o MMA – Ministério do Meio Ambiente dividiu a meta em 10 etapas, com o gerenciamento de um milhão em cada fase.

De acordo com Pablo Magalhães, diretor executivo da Revert Brasil, todo o trabalho está calçado pela PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que oficializa o conceito de logística reversa. Segundo ele, os planos da empresa não se restringem apenas ao seu foco principal.  



“Em Careaçu, vamos desenvolver vários projetos pilotos de educação ambiental e orientação de como os moradores podem fazer a separação do lixo residencial para uma futura coleta seletiva, em parceria com a prefeitura. Dentro de dois ou três anos, queremos transformar o local em modelo de cidade verde, com uma população consciente”, destaca.

Etapas do tratamento O processo de criogenia que, segundo Magalhães, é pioneiro no Brasil, é o empregado pela Revert na destinação correta de CFC. Segundo ele, neste método, o gás nocivo é transformado do estado gasoso para o estado líquido através do nitrogênio líquido e da pressurização. Com isso, torna-se mais fácil retê-lo. “O CFC é resfriado a menos de 70 graus e, em seguida, é armazenado em cilindros”, explica



                 


Todo o processo é dividido em 10 passos. A saber:


1. Pré-desmonte: são retirados alguns elementos que compõem o equipamento, como os cabos de força, condutores, capacitores, vidros, interruptores e lâmpadas.
2. Remoção do óleo do compressor e do gás refrigerante: é realizado o esvaziamento do circuito de refrigeração, ou seja, a retirada do fluido de refrigeração e do óleo compressor, através de um equipamento de alta sucção.
3. Desmontagem do compressor: o compressor é removido do refrigerador ou condicionador de ar.
4. Encaminhamento para a máquina de reciclagem: os refrigeradores e/ou condicionadores de ar são encaminhados através de uma esteira rolante para o triturador.
5. Trituração dos componentes dos refrigeradores: a partir desta etapa, o processo é hermeticamente fechado na máquina recicladora, evitando o escapamento de qualquer molécula de substancia nociva ao meio ambiente e capturando o gás CFC contido na espuma de isolamento.
6. Sucção e processamento do gás: etapa mais importante do processo. Nela, através de tubos hermeticamente fechados, o gás CFC é levado para um equipamento responsável pela liquefação, separação e armazenamento.
7. Separação de metais: através de esteira imantada, os metais são separados dos demais resíduos.
8. Fragmentos dos metais triturados (metais, espuma, plástico): após a separação dos metais, restam os fragmentos da espuma e do plástico que são separados para a reciclagem.
9. Espuma – desgaseificação granulada – a espuma passa pelo processo de desgaseificação e, em seguida, é granulada/peletizada para reaproveitamento.
10. Metais triturados (alumínio, cobre, ferro e aço): os fragmentos dos metais são triturados e separados, prontos para a reciclagem e fabricação de novos materiais.

                  
O equipamento instalado na fábrica possui tecnologia alemã e é totalmente automatizado. Assim, permite retirar mais de 99% do CFC existente em geladeiras, tanto no sistema de refrigeração quanto na espuma e isolamento. Conforme Magalhães, ainda é possível separar, com 97% de pureza, os demais materiais que compõem o aparelho, como poliuretano, plástico, ferro, cobre e alumínio.

A unidade privilegiou a mão-de-obra local, capacitada por uma equipe de alemães que ainda acompanharão a produção por mais dois meses. “Os profissionais receberam treinamentos com metodologia aplicada na Alemanha e o certificado que os autoriza a executar este serviço. Temos 30 funcionários por cada turno de serviço e na operação direta dos equipamentos recicladores são entre 10 e 12 trabalhadores envolvidos”, salienta o diretor. A Revert já planeja a certificação em conformidade com as normas ISO 9001 e 14001. (Victor Faverin)

http://rmai.com.br/v4/Read/513/unidade-de-reciclagem-de-geladeiras-com-processo-pioneiro-no-brasil-e-instalada-em-minas-gerais.aspx

 Fonte: RMAI, jan/2011

 Muito bom isso!! A lei de PNRS terá muito a ajudar o meio ambiente...Viva!!

Parabéns Revert  pela passo dado visando a sustentabilidade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...