Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Corredor verde pode reduzir alagamentos em São Paulo


A adoção de um corredor verde ligando os principais bairros da cidade de São Paulo pode ser uma alternativa para ampliar a permeabilidade do solo nos principais bairros da capital, ajudando a reduzir o risco de enchentes nos meses com grande volume de chuva.



A proposta, desenvolvida por uma pesquisadora da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP (Universidade de São Paulo), já foi encaminhada para as secretarias de Coordenação das Subprefeituras e do Verde e Meio Ambiente.


O estudo divide a cidade em sete grandes eixos, ligando parques das subprefeituras da Mooca, da Sé e de Pinheiros. O corredor passaria por importantes avenidas, como 23 de Maio, Rangel Pestana e Celso Garcia.
Segundo a pesquisadora e gestora ambiental Juliana Amorim da Costa, o plano prevê colocação de árvores linearmente nas ruas e nas avenidas escolhidas. Além disso, deverá ser feito um programa de incentivo para que cada residência dentro desses eixos tenha uma árvore na calçada.

“O corredor irá ocupar os canteiros das avenidas. Também optamos por colocar árvores que não oferecem risco de queda durante o período das fortes chuvas em São Paulo”, afirmou Juliana.


Para ampliar a capacidade de permeabilidade do solo, Juliana conta que o estudo prevê a escolha de espécies como a tipuana e a sibipira, plantas que têm capacidade de reter até 80% de toda a água da chuva.

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000422202Fonte: eBand- 18/04
 
Estamos na torcida que aprovem esse projeto...muito bem pensado, pois além de diminuir as enchentes, melhora a qualidade do ar e deixa a cidade mais aconchegante e bela.
 
     Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...