Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Hoje é o Dia do Bioma Caatinga- Viva o que ainda resta!


Com uma população de 28 milhões de pessoas, a Caatinga é a região semiárida mais populosa do mundo.

No bioma, o único exclusivamente brasileiro, o grande desafio é promover o desenvolvimento da região com a proteção do meio ambiente.



E é para chamar a atenção para a importância do bioma para o Brasil que no dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga.

Audiência Pública vai discutir a situação do bioma nesta quinta-feira (28), no plenário 8 da Câmara dos Deputados.

O bioma Caatinga tem uma área de 850 mil km², o que equivale a 11% do território nacional.
Além de estar presente nos nove estados nordestinos, a Caatinga também é encontrada no norte do Estado de Minas Gerais. Os dados do desmatamento do Projeto de Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite mostram que o bioma ainda possui 55% de vegetação remanescente (dados do período entre 2002 e 2008).

A região da Caatinga tem dependência do recurso florestal para o desenvolvimento. “É preciso combinar ações que proporcionem o desenvolvimento da região, o bem-estar social e a proteção da fauna e da flora. É importante que se avancem as alternativas sociais e econômicas de inclusão e geração de renda para aqueles que vivem, dependem de recursos da Caatinga”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, na abertura da Semana Nacional da Caatinga, na segunda-feira (25), em Fortaleza(CE).


Na região onde está o maior número de propriedades rurais do Brasil, a participação social é fundamental para o desenvolvimento da região. “É importante que a população tenha o interesse de preservar a caatinga, e de criar mecanismos inovadores de conservação da biodiversidade que permitam, além da proteção da natureza, a geração de renda para as comunidades que vivem nessas localidades”, disse.


Desde 1995, está em tramitação no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que transformará a Caatinga e o Cerrado em patrimônios nacionais.

 Para a ministra, o desafio é fazer com que a Caatinga seja reconhecida e, consequentemente, protegida.
Nós estamos junto com o Governo do Estado para aprovar a emenda que coloca a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais. Este é o bioma que detém o menor status de conservação em áreas protegidas .

Na Caatinga, são 144 unidades de conservação que representam 7% da área total do bioma, mas apena1% das unidades é de proteção integral. Os dados são do Mapa de Unidades de Conservação e Terras Indígenas da Caatinga, produzido em parceria entre Ministério do Meio Ambiente e The Nature Conservancy.


Uso Sustentável 

 Um dos problemas da Caatinga é o desmatamento causado pelo uso da madeira para energia. Um terço da energia da região é à lenha.

De acordo com o diretor de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, é possível atender à demanda de lenha da indústria com a realização de manejo florestal sustentável. É preciso uma área de 2,5 milhões de hectares para atender a demanda de lenha, utilizando 170 mil hectare por ano, explicou. Para realizar o manejo, a área é dividida em 15. A cada ano, é retirada a madeira de uma parte. Depois essa área é reflorestada e é usada a madeira de outra divisão.


Estudo da Rede de Manejo Florestal da Caatinga, que tem a participação da Embrapa, universidades e ONGs, mostraram que em área de manejo florestal sustentável foram registradas a mesma biodiversidade que em áreas preservadas. A sociedade precisa entender que é possível desenvolver com o manejo sustentável , explicou Campello.


O uso sustentável dos recursos naturais apresenta grandes perspectivas no semiárido brasileiro.

 A Caatinga dispõe de modelos já testados e com bons resultados para o manejo agrosilvopastoril, a integração do uso sustentável de produtos madeireiros e não-madeireiros e o manejo da vegetação para pecuária e agricultura. A valorização dos produtos da sociobiodiversidade e a criação de mecanismos de financiamento de atividades sustentáveis, aliados à tecnologia sustentável e aos conhecimentos tradicionais são outras possibilidades para modificar o perfil de uso da Caatinga.

A conservação da Caatinga também está intimamente associada ao combate da desertificação, processo de degradação ambiental que ocorre em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas. No Brasil, 95% das áreas suscetíveis à desertificação estão na Caatinga. Por isso, combater o desmatamento e ampliar atividades sustentáveis são focos de ações para conter a desertificação e proteger a caatinga.


A proteção da Caatinga é trabalhada no Ministério do Meio Ambiente com as estratégias de proteção, na Secretaria de Biodiversidade e Florestas, e com as alternativas de uso sustentável, na Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável. ( Carlos Américo/ MMA)

Fonte: Ambiente Brasil, 28/4


Assistam ao vídeo abaixo feito em 2009 e saiba mais sobre a CAATINGA.



Desabafo de uma ambientalista

É triste ver que nunca temos muito que comemorar nessas datas, pois os governantes apenas FALAM, mas na hora de AGIR, deixam o DINHEIRO falar mais alto e a DESTRUIÇÃO deste bioma brasileiro continua a ocorrer na frente de todos. VERGONHA!! Foi se o tempo que botava fé nos projetos de conservação do Ministério do Meio Ambiente, atualmente vejo que não são mais aliados ao meio ambiente, mas sim dos interesses econômicos. São licenciamentos aceitos para construção de usinas ( hidrelétrica, nuclear, termoelétrica) destruindo pasagens e vilarejos sem pena e piedade; alteração no Código Florestal que prejudicará ainda mais nossos resquícios de biomas.....GRANDE MMA!!!!!

A partir de agora estou igual São Tomé: só acredito em mudanças, projetos de conservação, vendo!!!!

Só virar PATRIMÔNIO NACIONAL adiantará do que??? É preciso muito mais Cara Ministra e governantes!!!

ÉRICA SENA

Link interessante:  Projeto No clima da Caatinga



A Caatinga, do Tupi, mata branca, é a região semiárida mais rica em biodiversidade do mundo e também uma das mais populosas. De acordo com o Relatório de Monitoramento do Desmatamento na Caatinga de 2010, 45,4% da área total do bioma está alterada, fato que o coloca entre os biomas brasileiros mais modificados pelo homem. Este também é o bioma mais desprotegido, somente 1% dele é protegido legalmente por unidades de conservação de proteção integral. Entre 2002 e 2008 o Ceará ficou entre os estados que mais desmataram a Caatinga e que já teve quase 40% da sua Caatinga destruída.Sete dos 20 municípios campeões de desmatamento na Caatinga estão no Ceará. Atualmente o Ceará já teve quase 40% da sua Caatinga destruída e em sete anos ampliou em quase 3% a área total desmatada no estado, o que corresponde a mais de 400.000 hectares...
Continue lendo: http://www.noclimadacaatinga.org.br/projeto.php

http://www.noclimadacaatinga.org.br/projeto.php




Um comentário:

  1. é triste isso sim, cada vez mais sinto pelo meio ambiente socorro ele grita todos os dias...

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...