Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Artigo de Maio :Em breve todos serão responsáveis pelo lixo produzido

Em breve todos serão responsáveis pelo lixo produzido
O lixo cresceu 6 vezes mais do que a população, mas a taxa de reciclagem continuou sendo mínima, resultando na sobrecarga dos aterros, ou ainda sendo jogadas em lixões, córregos, ruas, etc, tornado-se assim, um dos grandes problemas urbanos, pois enfeiam a cidade, contaminam solo e água, agravam as enchentes, e são locais de proliferação de animais vetores de doenças.
No ano passado foi aprovada uma lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos- PNRS, o primerio passo para elaboração dessa política de extrema importancia, responsabilizando a todos pela geração e destinação do lixo produzido dentro da cadeia produtiva ( responsabilidade compartilhada).  A PNRS irá privilegiar as cooperativas de reciclagem que farão a coleta seletiva e disponibilizarão às empresas a fazerem a reciclagem dos materiais coletados. Assim, os catadores e as cooperativas terão mais valor na sociedade, tornando o material reciclável ou reutilizável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda, além de ajudar o planeta.
Enquanto a PNRS não sai do papel, todos os envolvidos estão se adequando a ela, através de plano de gestão de resíduo, logística reversa, entre outros, e nós também podemos fazer nossa parte dando destinação correta ao nosso lixo. É necessário separar o lixo orgânico (coletado pela prefeitura) do reciclável e mandá-lo para cooperativas. Aqui na região temos a Cooperativa Crescer que faz coleta de materiais em várias ruas. Eles coletam óleo usado e materiais eletrônicos e também disponibilizam um blog para maiores informações: http://cooperativacrescer.blogspot.com. Vale a pena se informar e começar a mudar essa situação lamentável. Vamos melhorar nossa região, acabando com o lixo jogado pelas ruas e praças e ajudar na renda de várias famílias. Conto com você!Faça a sua parte!





E aproveite e veja minha Coluna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...