Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

Lançamento do Unique Shopping Parauapebas terá neutralização de carbono



O Unique Shopping Parauapebas terá sua abertura no dia 18 de maio de 2011 no Pará

O novo shopping é horizontal e com apenas um piso onde estão todas as lojas, o que permite maior acessibilidade aos clientes, tudo dentro de 21.200 mil m² de área construída, sendo 14.500 mil m² de ABL (área bruta locável).

Alinhado às políticas e compromissos socioambientais, o Unique Shopping, desde a sua fase de construção, tem incentivado o desenvolvimento local, gerando mais de 600 empregos diretos e indiretos. Além disso, diversas iniciativas ambientais tem sido avaliadas para serem implementadas no shopping, a começar pelo evento de abertura.

O Unique Shopping assumiu o compromisso de quantificar e compensar o impacto ambiental do Coquetel de Abertura (emissões de gases de efeito estufa).

A compensação ambiental é realizada através da aquisição de créditos de carbono provenientes de projetos ambientais certificados, obedecendo-se os critérios definidos no Programa Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br) e Protocolo de Kyoto.

A iniciativa de quantificação do impacto ambiental, tecnicamente conhecido como inventário de emissões, tem sido bastante difundida em diversos países e empresas como uma das ferramentas de combate às mudanças climáticas. Hoje o Brasil possui uma meta voluntária de reduzir as suas emissões de 36 a 38% até 2020.

É esperada a participação de 400 pessoas no coquetel de abertura e estima-se que as emissões referentes ao deslocamento, consumo de energia, ar-condicionado e lixo seja de 92 toneladas de CO2 equivalente. Este impacto ambiental equivale ao plantio e manutenção por 20 anos de 364 árvores ou a emissão de gás carbônico equivalente de 560 viagens aéreas PARAUAPEBAS/BELEM.

O projeto escolhido pelo UNIQUE para compensar este impacto ambiental e fomentar o desenvolvimento de tecnologias limpas foi o projeto de substituição de fonte de energia não renovável (óleo diesel) por energia renovável de baixo impacto ambiental (Pequena Central Hidrelétrica - PCH de Mato Grosso):PCH Garganta da Jararaca .


Para mais informações sobre as iniciativas ambientais e neutralização de carbono, acesse as páginas www.eccaplan.com.br e www.eventoneutro.com.br ou envie um e-mail para contato@eccaplan.com.bre veja o vídeo http://www.youtube.com/eccaplan#p/a/u/0/s96VXsjiINs.

Quer saber  mais?
Parauapebas: Unique Shopping ganha prêmio nacional de responsabilidade socioambiental
http://www.zedudu.com.br/?p=11375

http://www.eventoneutro.com.br/site/cases-unico/items/coquetel-inauguracao-do-unique-shopping.html

Muito bom!! Parabéns aos responsáveis pelo shoping ! Parabéns  Eccaplan, responsável pelo EVENTRO NEUTRO!
                                           Érica Sena

3 comentários:

  1. Érica, Obrigado pelo espaço dedicado ao Unique Shopping Parauapebas. A Urbia, Empresa desenvolvedora do Unique é cliente da Habitante Verde Planejamento e Serviços. Estamos realizando um trabalho de desenvolvendo da estratégia de sustentabilidade social e ambiental na empresa, considerando os principais processos e etapas de um empreendimento desse porte. Além da neutralização do CO2 no Coquetel, o equipamento possui um teto especial para uso intenso da luz natural, uso de energia de ponta através do biodiesel B5 que estimula o crescimento da energia renovável e baixas emissões de GEE, automação de arcomdicionado para racionalizar o uso de energia, bicicletário entre outros procedimentos.

    Abraços Verde$, Facó

    ResponderExcluir
  2. Saudações verdes!

    Estou no Haiti em missão de paz da ONU e gostaria de comunicar aos meus blogs favoritos linkados no Natureza e Paz, que o NatPaz agora está também no Twitter. Convido a todos a conhecer. http://twitter.com/#!/NaturezaePaz
    Muita Paz.
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos,
    isso sim é uma bela missão!!!
    Muita luz, paz e sabadoria pra vc nessa MISSÃO!

    BJS
    Érica

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...