Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 18 de junho de 2011

16/06-Seminário sobre a PNRS- ALESP



Aproveito para agradecer e parabenizar a Fernanda Beda e toda coordenação do evento do PTB AMBIENTAL pelo Seminário sobre a PNRS, acontecido na Assembléia Legislativa de SP- ALESP, no dia 16 de junho.

  Bem, foi  minha estréia  como palestrante dentro de um seminário desse porte, apesar do nervoso e do medo, foram momentos que nunca esquecerei.


Compartilharei a matéria feita no blog do PTB sobre esse evento e colocarei algumas das fotos.

 Com Marlene, Pinheiro Pedro e D´Urso, Seminário do PTB Ambiental é sucesso total

O I Seminário sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, organizado pelo PTB Ambiental de São Paulo, na Assembleia Legislativa paulista, na tarde de quinta-feira, dia 16 de junho de 2011, constituiu uma data histórica.

Com o Auditório Franco Montoro lotado, o Departamento petebista - idealizado pelo presidente estadual e secretário-geral nacional do Partido, deputado Campos Machado - comemorou seus quatro anos de existência, e encerrou a Semana do Meio Ambiente com um megaevento, com mais de 300 participantes, e amplas discussões, e deliberações.

Na abertura, após a execução do Hino Nacional Brasileiro e a exibição de um vídeo introdutório, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Dr. Luiz Flávio Borges D´Urso - que representava Campos Machado no evento, disse estar honrado em representar o líder dos Trabalhistas, e de sua alegria em compor a mesa oficial dos trabalhos com seus colegas, Fernando Pinheiro Pedro, uma das maiores autoridades mundiais na questão ambiental, e o Prof. Dr. Marco Antonio Zito Alvarenga, Procurador da República. D´Urso parabenizou os organizadores do seminário, e distinguiu a presença maciça de mulheres, para homenagear a presidente estadual e vice-presidente nacional do PTB Mulher, Marlene Campos Machado.

Logo em seguida, o presidente do PTB Ambiental, Pinheiro Pedro, fez sua saudação, e lembrou as recentes, pioneiras, portanto, inéditas conquistas do Departamento, que foi o responsável por lançar o marco legal da Política de Mudanças Climáticas, na Assembleia Paulista, na Câmara Municipal de São Paulo, e em mais de 50 municípios do Estado, trabalho que ultrapassou as fronteiras, e já é motivo de discussão em outros 5 estados brasileiros.

Pinheiro Pedro lembrou que a ação articulada do PTB Ambiental, em conjunto com Campos Machado, filiados e militantes, e, especialmente, bancadas petebistas em diversas cidades, resultou na aprovação da Política Municipal de Mudanças Climáticas em várias cidades do Estado de São Paulo, sendo a última, em Bauru, a partir do projeto de lei do vereador petebista Pr. Luiz Barbosa.

O presidente do PTB Ambiental discorreu sobre a ligação histórica do Trabalhismo Brasileiro com a sustentabilidade, mostrando que as primeiras legislações datavam da década de 30, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. "Desde os primeiros códigos ambientais, da água, da preservação do patrimônio paisagístico, até a adição de álcool na gasolina (1931), datam dessa época", destacou Pinheiro Pedro.

Ao finalizar seu pronunciamento, Pinheiro Pedro falou de sua imensa alegria em ver o auditório lotado, agradeceu à Secretária-executiva do PTB Ambiental, Fernanda Beda, pela brihante organização do evento, e que liderou as seis reuniões preparatórias, mencionou a grande participação de mulheres, dirigentes do PTB da Capital e do Interior, além de muitos Sindicatos, e homenageou o presidente da OAB, Dr. D´Urso, o Dr. Zito Alvarenga e a Dona Marlene.

O Seminário foi constituído por três Painéis Temáticos:

1. Legislação, com palestra de Fernando Pinheiro Pedro - Relatoria do advogado César Augusto Ribeiro;

2. Educação Ambiental, com palestras de Érica Sena (Pensar Eco e Cooperativa Crescer); Profa. Shirley Diniz (Secretaria Municipal da Educação); Susi Uhren (ARSEPEL e Singular Ambiental), e Adalberto Freitas (Diretor da Ong CISSA) - Mediação e Relatoria de Fernanda Beda;

3. Engenharia, com palestras de Francisco Cavalcante (Cooperativa Recycoop); George Tomita (RGT International); Eizo Edson Kato e Leandro Cesar Leutwiler (Planeta House Construções Eco Sustentáveis) - Mediação e Relatoria de Jorge Antônio Santos (Ultramarcas).

Marlene Campos Machado, ao final do painel Educação Ambiental, discursou, e parabenizou a todos pelo grande evento, mencionando ter na sua família pessoas que trabalham na área do Direito Ambiental, ressaltando a importância do tema e elogiou a palestra da professora Shirley Diniz. Marlene mencionou a alegria do deputado Campos Machado pela existência de um PTB Ambiental forte, organizado e em plena sintonia com os anseios da população.

Durante a realização do terceiro painel, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá chegou, vindo diretamente de Brasília. Arnaldo fez um breve discurso, mas não deixou de saudar Pinheiro Pedro e demais palestrantes e participantes, afirmando que o PTB Ambiental é um exemplo, pois discute suas propostas e as coloca em plena execução.

O deputado estadual Edson Ferrarini (PTB) e o ex-secretário Claury também presenciaram parte das discussões e deixaram seu abraço a todos. Compuseram, ainda, a mesa dos trabalhos, a secretária-executiva Fernanda Beda (que é presidente do PTB Ambiental de Santana e Coordenadora do Projeto Juventude Ecológica), o presidente do PTB Ambiental de Campinas, Peter Traue, e Mario Graf, Coordenador-geral dos Departamentos do PTB.

Após mais de quatro horas de discussões, os profissionais que proferiram palestras responderam a dezenas de perguntas encaminhadas pela plateia.

O encerramento do I Seminário sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que teve a condução do secretário de comunicação do PTB Paulista, Enio Rocha, terminou com a fala do presidente Fernando Pinheiro Pedro, que foi entusiasticamente saudado, também pelo transcurso de seu aniversário, no último dia 14 de junho.

O delegado do PTB da Vila Matilde, Orlando Peixinho, e o Diretor Julio Teixeira (Julião), representaram o vereador Celso Jatene. A vereadora petebista de Bragança Paulista, Beth Chedid, o coordenador do PTB da Capital, Antonio Luiz Rodrigues, o presidente da Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de SP, Dr. Vanderlei Bailoni, representantes dos diretórios da Capital, e de todos os Departamentos do PTB e das Associações Trabalhistas, estavam presentes.

Realização: PTB Ambiental
Coordenação: Fernanda Beda
Organização: PTB Ambiental, com a participação de Silvia Sales, presidente da ONG CISSA, e de Jorge Santos.
Apoio: Pinheiro Pedro Advogados, Juventude Ecológica e Clipe Produções


CONFIRA TODAS AS FOTOS NO FACEBOOK DO PTB SÃO PAULO:
 

Fonte: Blog do PTB AMBIENTAL

Minha apresentação
 Muito legal!!! Obrigada a todos!
                            Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...