Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 11 de junho de 2011

Prog. Bayer Jovens Embaixadores Ambientais divulga a sustentabilidade


 Em parceria com a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais já teve quase 400 premiados que devolveram ao mundo projetos de educação, construção sustentável e energias alternativas, entre outros.
Há algum tempo, o conceito de sustentabilidade ultrapassou as barreiras de plantar ou preservar árvores. Cultivar ideias e semeá-las pelo mundo passou a ser a maneira mais eficaz de garantir um futuro sustentável a todos. E é na juventude que a sustentabilidade pode encontrar líderes que desenvolvem os conceitos que serão seguidos para garantir este amanhã duradouro.

Com quase 400 jovens premiados de 18 países, o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais é realizado desde 1998 em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Nele, estudantes universitários de 18 a 24 anos são reconhecidos por seu engajamento em projetos socioambientais.

O painel de vencedores do ano passado ilustra muito bem como o novo conceito de sustentabilidade é reconhecido pelo programa, além de também reforçar o caráter mundial da iniciativa. Os premiados são de quatro países bastante distintos: Brasil, Índia, Vietnã e Filipinas.

Nas extensas planícies da zona rural da península Indochina ou em um dos arquipélagos que compõem antigas ilhas colonizadas pelos espanhóis, o desafio de superar a inacessibilidade física e cultural aproximam a temática educacional dos projetos mundiais vencedores do Vietnã e Filipinas.

Thao Nguyen, de Ho Chi Minh, Vietnã, sempre teve dificuldades com a matemática quando era criança: “Pra mim, os números não tinham nenhum significado pessoal, o que me desestimulava”. Aos 21 anos, ela teve a ideia de dar vida aos números da matemática para educar crianças em um livro multidisciplinar, onde a matemática é um meio para ampliar os conhecimentos sobre o meio ambiente de seu país ao usar conceitos de biologia, física, química e saúde pública. “O prêmio da Bayer foi muito importante para o reconhecimento do livro. Agora estou terminando minha faculdade e irei aprimorar meu trabalho em uma edição que deve ser publicada ainda este ano”, explica a estudante da University of Social Sciences & Humanities.

Já Christopher Millora escreveu estórias sobre o meio ambiente e resolveu que seria importante instruir crianças sobre a importância da preservação ambiental. O estudante da West Visayas State University (Ilho City, Filipinas) organizou uma caravana de marionetes que visita diversos vilarejos em sua ilha para a instrução daqueles que irão viver o futuro.
A inventividade e a pujança de duas das maiores economias emergentes do mundo fizeram com que os projetos brasileiro e indiano apostassem em tecnologias verdes para ilustrar suas capacidades. O curitibano Daniel Zardo participa do projeto Ecohabitare Sistemas Sustentáveis. Nele, são desenvolvidas tecnologias sustentáveis de construção, com materiais recicláveis e resíduos industriais. O resultado disso são alternativas como o telhado verde e a horta vertical, feitos com garrafas pet, e o tijolo ecológico de encaixe, com pó de mármore em sua composição.

“Me senti bastante realizado, tanto profissional, como pessoalmente, pois o projeto é uma atividade voluntária que foi reconhecida. Sempre digo que, para mim, existe uma vida antes e depois do prêmio”, conta o jovem, que está no último ano do curso de Engenharia Ambiental da PUC-PR. Como consequência do prêmio da Bayer, atualmente o jovem é estagiário na empresa Schwan Cosmetics em São José dos Pinhais (PR), com planos de crescer dentro da empresa: “A Schwan não tinha um setor ambiental, que está sendo criado e participarei da gestão desta nova área”.

Da Índia veio um projeto que está ligado nas necessidades energéticas dos países em desenvolvimento e também para ajudar na economia de comunidades carentes: um processador solar para secar produtos agrícolas e da pesca, como grãos e carnes marinhas. A tecnologia desenvolvida por Vaibhav Tidke já está sendo comercializada em Maharashtra, com perspectivas de ser ampliada pela segunda maior população do planeta.

Estes foram os destaques de 2010 dos 50 projetos provindos de todo o mundo. Neste ano, novos líderes irão surgir na edição 2011 do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais. No Brasil, as inscrições estão abertas e vão até o dia 27 de julho.

http://www.bayer.com.br/scripts/pages/pt/programa_amplia_e_divulga_o_conceito_de_sustentabilidade_socioambiental_.php


Um comentário:

  1. Olá, tenho um blog sobre Biologia e gostaria que você divulgasse meu blog, já estou divulgando o seu. O blog é o Amo Biologia e o endereço é: www.flaviobiologo.blogspot.com. Confira e se você gostar por favor divulgue.
    Abraços

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...