Com investimentos de R$ 15 milhões, novo supermercado traz soluções
completas em sustentabilidade no varejo
São Paulo, agosto
de 2011 – A zona Norte da capital paulista ganha o
seu primeiro supermercado verde. Com investimentos de R$ 15 milhões, o Pão de
Açúcar Augusto Tolle, no bairro de Santana, oferece, em 1200 m² uma ampla solução
de produtos e serviços com grande reforço em conceitos e práticas de gestão e
consumo sustentáveis.
Reconhecido por seu pioneirismo em ações socioambientais, as lojas
verdes do Pão de Açúcar são o ponto alto da estratégia. “Nessas unidades
reunimos as ações sócio ambientais de maior sucesso da rede, além de novidades
que buscamos continuamente dentro da nossa estratégia de inovação e que gerem
valor ao cliente”, declara João Edson Gravata,
Diretor de Operações do Pão de Açúcar.
Com a inauguração da loja Augusto Tolle, a rede passa a contar com três
supermercados verdes – os outros ficam localizados na Vila Clementino, em São Paulo/SP, e na
cidade de Indaiatuba, no interior paulista - esta, a primeira loja verde da
América Latina com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental
Design), maior reconhecimento mundial para certificação ambiental de
edificações.
Com foco na eficiência no uso de recursos, uma loja verde conta com
soluções completas para o descarte correto de resíduos e materiais recicláveis;
diminuição do impacto socioambiental no processo da edificação; e consumo
racional de água, energia e insumos. A loja possui uma linha diferenciada de
produtos, com amplo sortimento de alimentos orgânicos e uma linha de comércio
solidário (Caras do Brasil). “Uma das maiores vantagens com o lançamento das
lojas verdes, vem da possibilidade de replicar as boas práticas para outras
lojas”, destaca Gravata
Nesse
contexto, o Pão de Açúcar Augusto Tolle inaugura uma importante fase na
história da rede. É a primeira unidade da rede aberta após o ‘Compromisso com a
Natureza’ firmado pela rede em junho, que contempla, entre outras ações, o
desafio de fazer com que 100% das novas unidades da bandeira sejam construídas a
partir do conceito de loja verde.
LOJA VERDE
O Pão de Açúcar Augusto Tolle foi concebido dentro dos critérios da
certificação internacional LEED, que prevêem normas construtivas e
procedimentos que aumentam a eficiência no uso de recursos e diminuição do
impacto sócio-ambiental no processo da edificação. Segundo o USGBC (United
States Green Building Council), com as medidas adotadas no sistema LEED,
espera-se significativa redução das emissões de resíduos. Ainda de acordo com o
USGBC, as expectativas de economias possíveis prevêem 30% em energia, 35% em
emissões de carbono, 30% a 50% de água e de até 90% no descarte de resíduos. Para
cada exigência proposta pelo LEED corresponde um número de créditos e que podem
resultam numa certificação – como a conferida ao Pão de Açúcar Indaiatuba. Entre as ações realizadas, vale destacar:
1. Projeto & Construção
O projeto arquitetônico do Pão de Açúcar Augusto
Tolle considerou estudos de impacto e o resultado dos levantamentos. É um
empreendimento que privilegia melhor qualidade ambiental interna, eficiência
energética, racionalização do uso de água, sustentabilidade de espaço e
materiais, garantindo conforto, qualidade dos produtos e operação com padrão de
excelência.
Entre as medidas de eficiência e redução no
consumo de energia, a loja conta com controle de iluminação, com timer
e sensores inteligentes, e a iluminação é composta
por lâmpadas LED, proporcionando economia de energia de aproximadamente 80% se comparado a uma lâmpada
incandescente tradicional.
No telhado, a utilização de cobertura zenital
garante iluminação natural e cobertura com alto índice de refletância que
diminui a ilha de calor, resultando em impacto favorável no microclima com
consumo eficiente de energia. Entre os equipamentos, a escolha da rede foi por
aparelhos de alto desempenho, com capacidade maior ou igual às versões
tradicionais e menor demanda de energia.
Nos balcões frigoríficos e no ar-condicionado é
utilizado o gás ecologicamente correto R404. A água utilizada nas áreas
internas (chuveiros e áreas de manipulação) é aquecida com o calor excedente da
casa de máquinas.
Para racionalização do uso da água, a
instalação de torneiras com comprovada melhoria de rendimento e vasos com
possibilidade de escolha de vazão vão permitir 40% de redução do volume
utilizado. O sistema de ar-condicionado é especial e não utiliza água para a
climatização dos ambientes.
Nos materiais e mobiliário da loja, destaque para a
priorização pela sustentabilidade por meio da utilização de madeira com
certificação FSC (Forest Stewardship
Council/Conselho de Manejo Florestal).
No estacionamento, são oferecidas 73 vagas, com
espaço diferenciado para veículos flex: ao lado da entrada e das vagas
preferenciais determinadas por lei. Os ciclistas também têm a segurança do
bicicletário, com três vagas.
2. Embalagens
A
exemplo das outras lojas da rede, o Pão de Açúcar Augusto Tolle estimula o uso
de hábitos mais sustentáveis de consumo e, até junho de 2012, eliminará as
sacolas plásticas distribuídas na frente de caixa. Essa é uma iniciativa do ‘Compromisso
com a Natureza’, firmado pela rede este ano e que prevê a eliminação do
material em 100% das lojas em até um ano.
Para
facilitar a mudança de hábito e o engajamento dos clientes, a rede oferece
alternativas como as sacolas retornáveis, com oito modelos diferentes, caixas
plásticas de uso contínuo, carrinhos e sacolas plásticas biocompostáveis,
confeccionadas com amido de milho e que se decompõem em até 180 dias. Para incentivar o
uso de ecobags e difundir seu uso, a loja entregará gratuitamente sacolas para
todo o cliente que fizer compras na semana entre 18 e 21 de agosto. A partir
desta data (e até 28/8), os cadastrados no programa de relacionamento Pão de
Açúcar Mais que gastarem R$ 50 em compras, ganham uma sacola retornável de
ráfia.
3. Orgânicos & Comércio
Solidário
O Grupo Pão de Açúcar
foi a primeira empresa de varejo a acreditar no potencial e nos benefícios
dos alimentos orgânicos e há mais de 15 anos vem trabalhando no desenvolvimento
cada vez maior de fornecedores e de opções em suas lojas. Na loja
Augusto Tolle, são 750 produtos cadastrados, como frutas, chás, cafés, frutas,
verduras, legumes, mercearia, congelados, carnes/ aves, frios e laticínios.
"Com o sortimento completo, atendemos ao cliente que busca uma alimentação
mais equilibrada e saudável em todos os momentos do dia”, explica Sandra
Sabóia, Gerente de Orgânicos do Grupo Pão de Açúcar.
O açougue conta com laboratório exclusivo para processamento de carnes.
O cliente pode escolher o corte e a quantidade que deseja. Se preferir, conta
ainda com 13 cortes de carne bovina orgânica, embalados e fracionados.
Graças à parceria e ao forte trabalho no desenvolvimento de
fornecedores, o Pão de Açúcar Augusto Tolle oferece sortimento com aproximadamente
200 itens entre frutas, verduras e legumes orgânicos, muitos deles com preços
similares à produção tradicional – como é o caso das folhagens. “A redução do
preço é resultado de uma parceria com um único fornecedor, localizado a 63km de
São Paulo, que faz entregas diárias na própria loja”, explica Sandra.
O programa
Caras do Brasil estará com sua linha com 56 produtos
disponíveis na loja verde do Pão de Açúcar. São alimentos produzidos
artesanalmente como mel, geléias, Castanha de Baru, docinhos de banana, e
objetos de decoração – cestarias, cerâmica, panelas de barro, jogos americanos,
mantas, etc - provenientes de comunidades
de várias regiões do Brasil.
4. Reciclagem & Caixa Verde
A loja Augusto Tolle terá uma Estação de Reciclagem Pão de Açúcar
Unilever para que os clientes depositem
materiais recicláveis (papel, plástico, alumínio, vidro e óleo de
cozinha usado). A loja também oferece coletor para pilhas
e baterias. O material recolhido é destinado às cooperativas e associações
parceiras do Grupo Pão de Açúcar. Desde o lançamento do programa, há dez anos, já foram coletadas 42 mil toneladas de resíduos provenientes
de 110 Estações Pão de Açúcar Unilever.
Além da facilidade para depósito de materiais pós-consumo, os clientes podem
reciclar as embalagens antes mesmo de levá-las para casa, deixando as
embalagens de papel e plástico no próprio caixa, no ato da compra. É o projeto
pioneiro Caixa Verde, já disponível em 68 lojas, dentre elas a Augusto Tolle. Neste
formato, o Pão de Açúcar arrecadou mais de 1,3 milhão de embalagens e que
também são encaminhadas para cooperativas de reciclagem. Cerca de 50% desse
material é utilizado na confecção de embalagens cartonadas da marca exclusiva
Taeq, fechando um ciclo de logística reversa que começa e termina na gôndola do
supermercado. Essa ação, conhecida como Ciclo Verde Taeq, representa 5% do
volume das embalagens produzidas.
5. Gestão Resíduo
Na loja, entre os treinamentos recebidos pelos colaboradores, está o de
separação do lixo, cuja meta é reciclar no mínimo 90% de todo resíduo gerado no
processo operacional, incluindo material orgânico. O lixo orgânico é
reaproveitado para a ração animal, a sucata da madeira, de caixas e paletes,
para elaboração de móveis e o restante - papelão e plástico - vai para
reciclagem. A empresa parceira no projeto é a GMV Recycle.
6. Treinamento Verde
Para mostrar a importância de disseminar o consumo consciente, os 126 funcionários do novo supermercado verde receberam um
treinamento verde. Criado pela BR+10 em parceria com o departamento de Recursos
Humanos do Grupo Pão de Açúcar, a iniciativa tem como objetivo a sensibilização
da equipe para o tema sustentabilidade, mostrando a amplitude do ambientalismo
e os principais impactos socioambientais, como a questão da água, do lixo,
mudanças climáticas, explosão das taxas demográficas, entre outros.
OUTROS DIFERENCIAIS
Especialistas
Para auxiliar os clientes na escolha entre os mais de 800 rótulos disponíveis,
está a postos o Atendente de Vinhos.
O especialista orienta na harmonização do consumo, fornece dicas e esclarece dúvidas
sobre qual o vinho para cada ocasião. Lançado há mais de dez anos, o serviço
conta com a consultoria do enófilo Carlos
Cabral, responsável
por preparar os profissionais. A formação do especialista inclui
treinamento; leitura de livros; e degustação de
mais de 150 vinhos diferentes e visitas a vinícolas no Sul do País.
A
loja Augusto Tolle conta também com o serviço do Especialista em
Queijos. O profissional auxilia no entendimento das
variedades, nuances e harmonização de toda variedade disponível no Pão de
Açúcar. Os especialistas receberam treinamento ministrado pelo Maître Fromager Jair Jorge
Leandro, com mais 25 anos de experiência, e, ao final, visitaram fábricas de
queijos no sul de Minas Gerais. Hoje, o Pão de Açúcar conta com especialistas
em 37 lojas.
Por
fim, os clientes contam com o Consultor
de Clientes, que auxilia na seleção dos produtos e nos serviços oferecidos
pela loja, prestando uma consultoria personalizada. Toda a loja Pão de Açúcar
possui um profissional com esse perfil, fazendo dele uma referência na rede.
Espaço Gourmet
Um espaço com mesas e cadeiras
recepciona os clientes que desejarem degustar dos serviços em gastronomia da
loja, como rotisserie, sushi bar, pizzaria, galeteria ou Espaço Café. A
rotisserie oferece diariamente uma sugestão de prato preparado com ingredientes
orgânicos.
Na pizzaria, opções em pizzas e paninis
com massa integral. No Espaço Café, destaque para o café preparado
cuidadosamente com grãs orgânicos da marca Taeq..
SOBRE PÃO DE AÇÚCAR
Supermercado
de vizinhança, que prima pela variedade e qualidade em produtos e serviços. Com
155 lojas distribuídas em nove estados brasileiros, o Pão de Açúcar
caracteriza-se pela ampla oferta de soluções e pioneirismos lançados ao longo
da história do varejo brasileiro.
Serviço: Pão de Açúcar Augusto Tolle
Inauguração: 18 de agosto de 2011 – com degustação de alimentos orgânicos e música ao vivo.
Endereço:
Rua
Augusto Tolle, 470, Santana
Horário
de funcionamento: das 7 às 23h
de segunda-feira a domingo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco