Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vc sabe o que é Bolsa Verde?



O Bolsa verde é um Programa de Apoio à Conservação Ambiental , criado pelo Governo Federal para atender pessoas em situação de extrema pobreza e que trabalham na proteção ambiental das áreas protegidas lançado recentemente pelo governo federal brasileiro em 2 de junho de 2011.

Segundo a Agência Brasil,  essa bolsa é um programa de transferência de renda que faz parte das estratégias do Plano Brasil sem Miséria, voltada para as famílias em situação de extrema pobreza que promovam a conservação ambiental nas áreas onde vivem e trabalham.Das 16,2 milhões de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, 47% estão na área rural. 

O Bolsa Verde pagará, a cada trimestre, R$ 300 por família que preserve florestas nacionais, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável. O valor será transferido por meio do cartão do Bolsa Família.

Ao apresentar outras ações voltadas para as pessoas em situação de extrema pobreza no campo, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, afirmou que a intenção é garantir o aumento da renda e da produção dessa parcela da população.

Acreditamos que com ações como assistência técnica, de fomento, acesso à água e energia e distribuição de sementes conseguiremos garantir que essas famílias extremamente pobres no campo aumentem sua produção e renda”, disse a ministra.

A meta é conseguir a adesão de mais de 14 mil famílias neste ano. Elas receberão R$ 300, a cada três meses, pelos serviços ambientais prestados nas unidades de conservação de uso sustentável e nos assentamentos de reforma agrária diferenciados. Em 2014, deverão ser atendidas 76 mil.

 O cadastro das famílias no Bolsa Verde abrirá em setembro, de acordo com o MMA 

Gestores e coordenadores regionais de unidades de conservação (UC) de todo o País vão iniciar a partir de setembro o cadastramento das famílias que têm direito a receber os benefícios do Bolsa Verde.

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Bolsa Verde é um incentivo à conservação dos ecossistemas brasileiros. O Programa promove a cidadania e melhoria da qualidade de vida de quem vive na floresta. (Carlos Américo/ MMA)

Saiba mais acessandohttp://www.ief.mg.gov.br/bolsa-verde
 
Fontes: Portal Ambiente Brasil, Agência Brasil, IEF e MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...