Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Artigo novo: OS R´S DO CONSUMO SUSTENTÁVEL AUMENTARAM!



No começo eram 3 R´s, depois passaram para 5 e agora já estão em 8, segundo a AKATU e complementado por mim. 

1R- REFLITA/ REPENSE/ REAVALIE escolha produtos menos impactantes ao meio ambiente e a saúde, que não utilizem de trabalho escravo e infantil, e não esteja ligado às práticas de violência e corrupção.

2 R-RECUSE e REDUZA: compre o necessário, evite desperdício de água, luz, produtos, embalagens e serviços. 

3R- REUTILIZE/REAPROVEITE/RENOVE: use da sua criatividade para renovar roupas e móveis antigos ou doe para alguém. Através do artesanato crie novas funções para embalagens e outros materiais.

4R- RECICLE: umas das soluções para o problema do lixo, onde o material vira matéria- prima novamente para fabricação de novos produtos.  Sua realização só e possível se houver uma participação efetiva da população, do comércio e da indústria em fazer a coleta seletiva.

5R- RESPEITE a si mesmo e a todos os seres humanos, como também a todos os seres do meio ambiente.  Somos integrantes do ecossistema e devemos ter relação harmoniosa com todos os elos dele.

6 R- REPARE os erros, as suas atitudes, pedindo desculpas e desculpando os outros. Conserte os objetos quebrados!

7R- RESPONSABILIZE-SE pelos seus atos, pois todos eles causarão um impacto bom ou ruim. Como também responsabilize-se em cuidar do local onde vive e em lutar pela qualidade de vida e sustentabilidade.

8R- REPASSE/ REENVIE/ RETUITE todas as informações importante recebidas, assim estaremos sensibilizando mais pessoas a mudarem de hábitos, de saírem à luta e de se tornarem educadores ambientais.

Eu acrescentaria: RECRIE um mundo harmonioso; REIVENTE uma vida harmoniosa; RENASÇA para esse novo momento; REJEITE todas as formas de agressão e de coação, REINTEGRE-SE ao planeta, nossa casa e REVALORIZE-SE!

Erica Sena- bióloga, gestora ambiental e educadora.
Agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...