Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 10 de setembro de 2011

Entrevista na 37ª Edição da Educação Ambiental em Ação

http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1052&class=08
É com muita alegria que apresento a entrevistada desta edição, a Érica Sena, que é formada em Ciências Biológicas, em Gestão Ambiental e especialista em Tecnologias Ambientais (...)
 
Entrevista com Érica Sena, para a 37ª Edição da Educação Ambiental em Ação www.revistaea.org
 
Apresentação – É com muita alegria que apresento a entrevistada desta edição, a Érica Sena, que é formada em Ciências Biológicas, em Gestão Ambiental e especialista em Tecnologias Ambientais. Atuou como Professora de Biologia pelo Estado de São Paulo e Professora titular de Ciências da Prefeitura de São Paulo. Atualmente está voltada para a produção de novos projetos, além de realizar trabalhos para a Cooperativa de Reciclagem Crescer e escrever para o blog ECOcardioGRAMA. Além disto, ela dá palestras em escolas e é a criadora do Blog Pensar Eco é Lógico. É com toda essa bagagem na mala que Érica segue sua vida empenhada em colaborar pela sustentabilidade planetária. Agora, vamos saber um pouco mais sobre suas atividades!


Bere- Érica, é uma imensa alegria tê-la nesta edição com nossa entrevistada. Muito obrigada! Bem, para começar, conta para a gente como foi que você ingressou para a área ambiental?

Érica – Cursei Biologia quando esse curso era desconhecido e, como hoje, sem emprego. Acabei entrando na educação e ficando por 11 anos, até me exonerar em 2010 para ir a busca da área ambiental. Continuo a procura de emprego (risos). Aprendi muito nesse tempo. A sala de aula me deu base para enfrentar muitas coisas boas e ruins. Passei por bons e maus momentos dentro da escola, e senti na pele todos os problemas da educação. Enquanto dava aula, fiz especialização em Tecnologias Ambientais e depois outra graduação em Gestão Ambiental, com intuito de largar a educação futuramente. Nos últimos anos de escola comecei a trabalhar mais com Educação Ambiental com os alunos: trabalhos, palestras, excursões. E assim, surgiu a ideia de montar um blog ambiental (2009). Dias antes de começar o blog mandei uma proposta para um jornal do bairro para ter uma coluna de meio ambiente. Proposta aceita e desde então comecei a escrever mensalmente um artigo ambiental para o jornal (Folha Noroeste).  Hoje, desenvolvo trabalhos em parceria com uma cooperativa de reciclagem de Pirituba- Cooperativa de Reciclagem Crescer, mas ainda estou à procura de um emprego fixo na área ambiental. Difícil, viu? Mas não desistirei da luta e muito menos do meu Pensar Eco.

Bere – Quais são suas perspectivas em relação à sustentabilidade planetária?

Érica – Já fui mais otimista, confesso. Hoje, vejo que uma grande parte da população ainda vive alienada aos problemas socioambientais, umas por falta de informação e outras por achar que esse tema é mais um modismo. A educação formal, ineficiente e capitalista, não incentiva as práticas de Educação Ambiental. Continuamos elegendo políticos que nada sabem sobre sustentabilidade, se preocupando apenas com o insustentável crescimento da economia. Diante desse quadro caótico, destaco a importância de fazer trabalhos socioambientais locais e usar das ferramentas virtuais: blogs, sites, redes sociais, para sensibilizar o maior número de pessoas possível, da importância de haver mudanças de atitudes urgentes, assim como de reunir pessoas com intuito de lutar a favor da sustentabilidade. Não posso falar que não caminhamos a favor da sustentabilidade, pois muitas mudanças positivas acontecem, mas infelizmente são quase imperceptíveis diante do impacto que o ser humano causa no planeta. É uma luta difícil, mas cheia de beleza e força!

Bere – Pela sua experiência, o que você considera mais eficaz para a conscientização e sensibilização das pessoas em relação às questões ambientais?

Érica – É importante mostrar conceitos nesses momentos, mas a sensibilização acontece ao falarmos sobre assuntos que façam parte da vida do público e de modo claro e lúdico. Precisamos escolher melhor nossos temas e como serão apresentados. 

Bere – Para você, qual é o papel da Educação Ambiental?

Érica – Tem um papel fundamental de formar, informar, sensibilizar a todos, independente da idade, da classe social. É uma bela forma de conscientizar sobre a necessidade de reciclar nossas atitudes, mas é um trabalho árduo e permanente de semear o respeito ao meio ambiente. 

Bere – Por sua experiência com magistério, como você observa o preparo dos professores para a prática da Educação Ambiental?

Érica – Nenhum, eu sempre me virei sozinha. Isso é um dos grandes problemas de falta incentivo. 

Bere – Quais são as pessoas que inspiram o seu trabalho?

Érica – São tantas: Marina Silva, Leonardo Boff, André Trigueiro, Mario Mantovanni, e muitos outros.
Além desses ídolos da área que me inspiraram principalmente no começo, hoje digo que minha inspiração está nos novos amigos que fiz nas redes sociais através do meu trabalho, que sempre me incentivam e me enriquecem com suas críticas. Sem eles o Pensar Eco não seria conhecido. 

Bere – Em seu percurso, quais foram as maiores dificuldades enfrentadas?

Érica – Como em qualquer profissão e situação, dificuldades existem. Um dos grandes problemas enfrentados por mim e pela maioria dos profissionais da área é a falta de emprego. O Brasil ainda não entendeu que profissionais da área ambiental são necessários em todos os setores da economia. 

Bere – O que lhe dá mais satisfação ao trabalhar com as questões ambientais?

Érica – Ao ver que consigo semear algumas sementes sustentáveis nas pessoas; ao ver o reconhecimento das pessoas, e constatar que existem muitas pessoas na luta em favor do meio ambiente no mundo todo.

Bere – O que você acha da Educação Ambiental como prática interdisciplinar?

Érica – Acho bom, mas seria ótimo se a Ed Ambiental virasse uma disciplina obrigatória na grade curricular no ensino básico.

Bere – A Lei Nº 9.795/99 que institui a Educação Ambiental no Brasil e a maioria dos documentos referência como o Tratado de EA para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a Carta da Terra enfatizam a interdisciplinaridade da EA e que ela deve estar presente em todas as disciplinas e séries. Então você não concorda com isto? Por quê?

Érica - Concordo, caso os profissionais da educação tivessem capacitação para trabalhar de forma efetiva a educação ambiental, mas geralmente isso não ocorre. Além disso, se abrisse essa disciplina abriria um novo campo de trabalho para especialistas da área.

Bere – Quais as práticas sustentáveis que você considera relevante?

Érica – Relevantes e fáceis de fazer: levar sacolas retornáveis ás compras; comprar o necessário; fazer coleta seletiva; usar água e luz de forma racional; comprar produtos mais sustentáveis; se tornar uma pessoa melhor, e muitas outras.

Bere – Qual o retorno que você tem de suas palestras? Como é a receptividade das pessoas?

Érica – Até agora  o retorno foi muito bom, espero que continue. Eu sempre tento deixar as palestras menos chatas, dando um toque de graça com uso de músicas, vídeos, figuras, cores e humor, acho que as pessoas aprovam isso.

Bere – O que mais lhe angustia atualmente?

Érica – Que ainda falta muito para conseguirmos virar o jogo e nos tornarmos mais sustentáveis. O consumismo, o crescimento econômico irracional, os hábitos capitalistas e a ganância humana ainda são valores importantes arraigados em nossa cultura, que vão contra a sustentabilidade.

Bere – Cite algum filme e/ou um livro que você indicaria, daqueles que mexem lá no fundinho da consciência.

Érica – Tenho uma lista grande.
Filmes:, Avatar, Home, Uma verdade inconveniente, etc.
Desenhos: WALL-E,  Os sem florestas, etc
Livros: Todos os livros de André Trigueiro, Nossa escolha –Al Gore, e inúmeros outros.

Bere – Deixa um recado para os leitores da nossa revista, uma frase, uma ideia ou algo que queira dizer e que não foi dito:

Érica – Agradeço o carinho com meu trabalho, através dessa oportunidade dada por vocês. Aproveito para parabenizar o belo trabalho desenvolvido pela equipe da Revista  Educação Ambiental em Ação.
Para os leitores deixo a mensagem de que vale a pena estar na área ambiental por amor, já que é gratificante e enriquecedor como pessoa. Infelizmente é uma profissão com pouco mercado de trabalho, mas vale à pena.
Convido a todos a conhecerem meu trabalho acessando http://pensareco.blogspot.com e fazendo parte dos meus perfis nas redes sociais.
Espero vocês! Precisamos de todos vocês nessa luta!
Grande abraço!
Érica Sena
O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” Madre Teresa de Calcutá 

Bere – Érica, nós agradecemos por sua disponibilidade em responder a nossa entrevista e por compartilhar de sua experiência e suas ideias inovadoras para fazer a Educação Ambiental acontecer, dentro do lema Pensar Eco é Lógico. Parabéns e sucesso!
Bere Adams e Equipe da Educação Ambiental em Ação.

Bere e equipe,
fiquei muito feliz em ter dividido com vcs um pouco da minha vida, e honrada pelo convite em participar desta edição.
Aproveito para parabenizar o trabalho de Educação Ambiental desenvolvido por vcs.

Recomendo a todos meus leitores a prestigiarem o site  EA em Açao.
Obrigada.
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...