Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 24 de setembro de 2011

A mágica da transformação: o " lixo" vira arte!


É interessante analisar como a sociedade de hoje tem facilidade de obter, usar e descartar. Basta olharmos para o lixo que as pessoas geram diariamente, e entenderemos melhor. Depois que descarta, o sentimento de pertencimento se desfaz, e o que era bem de consumo vira um incômodo na natureza.

  Dificilmente as pessoas conseguem visualizar que esses materias, produtos que pra ela perderam a serventia e por isso,  foram descartados, poderão ter dois caminhos nobres , sustentáveis e geradores de renda para as classes menos favorecidas: a reciclagem e a reutilização.
Tive a chance de me deparar com esses dois caminhos, e me encantar por ambos, e por isso, vejo do material descartado um grande coringa.

Independente  do caminho: reciclagem ou reutilização, a nobreza do trabalho de cooperativas fazendo do " lixo" uma fonte de renda é um exemplo de sustentabilidade: ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Quando observamos que esse material " sem valor" para a maioria, se transforma em arte, concluímos que Lavoisier estava certo em sua frase:

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

O " lixo", ou melhor os materiais recicláveis, separados na coleta seletiva, pelas pessoas mais conscientes, nas mãos de alguns mágicos artesãos podem se transformar em belíssimas peças, que encantarão a todos que as virem.

Isso acontece na Cooperativa Cooperaacs, situada na Zona Leste, que coleta os materiais recicláveis do Condomínio Conjunto Nacional da Av. Paulista e outras cooperativas parceiras ( Crescer, por exemplo), e os transformam em arte.

Quem não reparou na decoração Natalina na faixada do Conjunto Nacional? Ou quem não apreciou as diversas exposições que acontecem dentro dele : Dom Quixote, O Fazedor de montanhas, Presépio e tantas outras? Projetos de Sivio Galvão  e executado pelos Cooperados da Cooperaacs e o próprio Silvio Galvão.

 E assim, resolvi criar outro blog, para mais esta cooperativa e divulgar este belo e sustentável trabalho. Mostrar que a beleza e a riqueza da arte podem partir da simplicidade, de materiais de baixo valor , frutos do nosso consumismo desenfreado, mas ao caírem em mãos certas se transformam, se valorizam e encantam a todos.

Veja o passo a passo!

1- Material reciclável coletado: no Condomínio do Conjunto Nacional, e as pets na Coop de Reciclagem Crescer e mandado para o Galpão da  Cooperaacs.

Na foto abaixo uma das cooperadas da Crescer cortam a as garrafas pets para enviar para Cooperaacs.



2- O material reciclável chega ao galpão da Cooperativa Cooperaacs: onde é limpo e reutilizado em inúmeras obras de arte.


o galpão da Cooperaacs

3- O " lixo" se trasforma em arte nas mãos dos artesão deste lugar.
Depois de prontas  encantam e alegram a todos, através de suas cores, suas formas, seus detalhes e riqueza.

..
                Muito legal, não acharam?

Se gostaram,
convido a todos meu amigos leitores do Pensar Eco a  conhecer os blogs destas duas cooperativas, no qual eu sou responsável. Mais do que isso,sou fã, e me sinto satisfeita em estar tendo  a chance de fazer parte do dia-a- dia delas. 

Obrigada Jair do Amaral e equipe da Crescer e Sandro Rodrigues da Cooperaacs!!! 


                                     Cooperativa de  Reciclagem Crescer
http://cooperativacrescer.blogspot.com
                               Coop. Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva Cooperaacs
http://cooperativacooperaacs.blogspot.com


   Érica Sena

Um comentário:

  1. Muiito legal ,, Meu trabalho da escola ja ta pronto com isso .! kk' ^^'

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...