FOTOS: divulgação Tetra Pak |
De
acordo com pesquisa global realizada pela Tetra Pak, os consumidores de
todo o mundo estão cada vez mais conscientes
e tomando atitudes para preservar o meio ambiente.
O relatório, que comparou o comportamento das pessoas entre 2005 e 2011, mostra uma mudança positiva, principalmente no Brasil, na China, na França, na Alemanha e nos Estados Unidos.
O estudo destaca que quase 70% dos consumidores pesquisaram “questões verdes” nos últimos 12 meses.
Um grande aumento se comparado com os menos de 40% dos pesquisados em 2005. O percentual de consumidores que descartam suas embalagens e resíduos para a reciclagem também aumentou, saltando de 70% em 2007 para 90% em 2011.
A pesquisa, realizada com mais de 6.600 consumidores e 200 formadores de opinião em 10 países, ainda aponta que a preferência por embalagens recicláveis tem crescido e já representa 88% do total. Cerca de 77% também afirmaram que compraram determinados produtos e não outros, porque a embalagem era melhor para o ambiente.
O levantamento
também analisou o comportamento dos fabricantes de alimentos e varejistas. Neste público, cerca de 83% dos entrevistados
indicaram
que consideram o impacto ambiental na escolha de soluções de embalagens, seguindo a tendência dos consumidores.
Como o interesse pelo assunto sustentabilidade está aumentando, cerca de 60% dos entrevistados afirmam entender
termos ambientais complexos como "pegada de carbono", por exemplo. De acordo com
Dennis
Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak, mais da metade dos consumidores
buscam por produtos que forneçam informações sobre
o impacto ambiental e afirmam que a falta de dados e selos era um
problema em seu comportamento de compra. “Estes
resultados ressaltam a necessidade dos fabricantes de alimentos,
varejistas e empresas de embalagens oferecerem produtos mais ecológicos e
que permitam aos consumidores fazer escolhas conscientes e
sustentáveis", afirma Dennis.
A pesquisa também mostra que os consumidores querem fazer escolhas mais “verdes”, sem comprometer o custo e qualidade. A maioria dos entrevistados, cerca de 78%, disseram que estariam dispostos ou extremamente dispostos a comprar alimentos ou bebidas em embalagens "verdes" se fossem o mesmo preço que os tradicionais.
Além disso, cerca de 74% dos consumidores disseram que estariam dispostos ou extremamente dispostos a comprar produtos "verdes" se a qualidade fosse a mesma que os tradicionais. Já cerca de 28% dos consumidores afirma que vão comprar produtos em embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente, mesmo que custem mais.
A pesquisa completa está disponível
http://www.tetrapak.com/br/sobre_a_tetra_pak/imprensa/noticias_e_releases/Pages/PESQUISAAPONTA.aspx
Fonte: Patricia Melendi -CDN Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco