Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Debatendo a despoluição dos córregos da região de Pirituba- SP



Ontem a tarde , aconteceu o Seminário debate" ÁGUA SEMPRE LIMPA, organizado pela Associação Ecológica Brasil Verde na Associação Comercial SP- Distrital Noroeste. 

Estiveram presentes vários ambientalistas da região e ONGS ( Brasil Verde  e o Movimento Eco Cultural) e simpatizantes pelo assunto que puderam assistir um vídeo sobre a atuação do Brasil Verde e uma palestra sobre a despoluição dos córregos da região com representantes da Sabesp.

Eu tive a honra de participar da mesa de debate com muitos amigos, dentre eles: Jair do Amaral, Jetro Menezes, Regina Jaza, Ricado Lopes. Reginaldo Prado,  Elsio Macambira, entre outros

Os córregos da nossa região, como os da maioria, recebem uma grande quantidade de efluentes líquidos (esgoto), lixo ( resíduos sólidos). A Sabesp, tem desenvolvido programas de despoluição dos Córregos, através do Programa Córrego Limpo .

Dados da Sabesp:
  • 2018- a grande maioria da população ( nunca 100% absoluto) terão abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Estamos de olho!!!
  • A população do estado de SP estimada é 42 milhões de habitantes, e 40 milhões se encontram na área urbana.
  • SP tem 645 municípios. A Sabesp atua em 364 deles.
  • Em relação a disponibilidade  de recurso hídrico, tem-se: Brasil ( 35000 m³/ habitantes/ano), já o estado de São Paulo (2 468 m³/hab/ano). Segundo a ONU, valores até 2500m³, são considerados pobres em disponibilidade hídrica. Então, conclui-se que a situação do nosso estado NÃO É DAS MELHORES. Nossa água vem de MG.
    Pq continuam gastar água de modo irracional????
Já a Assoc Ecológica Brasil Verde, em comemoração dos seus 20 anos em 2012, prometeu que teremos os córregos da região despoluídos no ano que vem.... Oba!!

Estaremos de olho tb!!








Fotos: Manu Muniz

Foi uma tarde bem legal!
Agradeço a Valquiria e toda equipe do Brasil Verde pelo convite e parabenizo pelo evento.
Érica Sena

Um comentário:

  1. Érica, nós é que te agrademos pelo post sobre o evento, pela sua presença e pelo papel que exerce na luta pelo meio ambiente.

    Abraços

    Valquiria

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...