Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vc sabe quais são os alimentos mais desperdiçados? A Akatu sabe...

Pesquisa Akatu: alface, tomate e pão de forma são os mais desperdiçados

Maioria dos alimentos estraga antes mesmo do preparo; dados foram recolhidos pelo site e redes sociais do Instituto

Qual é o alimento que você mais desperdiça? 

Para 50% dos internautas do Akatu, alface e tomate vem em primeiro lugar, pão de forma em segundo com 30% e queijo branco em terceiro, com 10% dos votos.

  Esses e outros dados foram recolhidos na pesquisa “Brasileiro e a compra de alimentos”, respondida via internet entre os dias 13 e 27 de outubro por 429 pessoas, sendo que a maior parte dos entrevistados mora com outra pessoa; os outros casos mais comuns registrados são de três e quatro pessoas vivendo sob o mesmo teto.

O levantamento foi motivado pelos resultados de uma pesquisa do Akatu divulgada em 2009. O estudo apontava que, em média, um terço dos alimentos perecíveis comprados pelas famílias são desperdiçados dentro de casa.

Desta vez, a pesquisa feita pela internet, revela dados curiosos sobre o momento em que o alimento é desperdiçado. 

  • Mais da metade dos internautas (54,8%) perdem comida no armazenamento, ou seja, o alimento tem de ser jogado fora porque venceu ou estragou antes de ser preparado.
  • O pós-consumo é o segundo fator que mais leva comida para o lixo, com 34,5% dos entrevistados que preparam, guardam e, em razão de não comerem, estragam a comida.
  • Na terceira posição aparece o preparo como o momento de maior desperdício, com 23,1%, e, em último lugar, o consumo ou a sobra no prato, com 15,2% dos votos dos entrevistados.
Na questão sobre comida jogada fora em razão de vir em grande quantidade da fábrica:
  • as verduras foram as mais votadas (25%), com destaque para a alface e a brócolis.  
  • Pão de forma, leites e derivados apareceram uma posição abaixo (12%). 
  • Outros alimentos também foram considerados pelos internautas, mas com baixo índice de resposta, como é o caso do pão francês (6%), arroz (4%) e banana (4%).
O levantamento do Akatu ainda teve espaço para as pessoas explicarem a razão de tanta comida ir para o lixo.

Uma alegação comum entre os internautas é a compra em excesso, principalmente de verduras e frutas, em razão da posterior falta de tempo para ir ao mercado. Uma opinião comum entre aqueles que moram sozinhos ou em poucas pessoas é a respeito do pão de forma que mofa. Para eles, a produção de pacotes menores reduziria o desperdício.

Sacolas retornáveis

Para incentivar que o público participasse da enquete, o Akatu sorteou 20 sacolas entre os internautas. Fique atento porque logo mais os nomes e blogs dos escolhidos serão apresentados.

 

Muito boa essa pesquisa, e esclarecedora tb! As pessoas aindam compram a mais do que podem usar... o desperdício ainda faz parte da vida de todos, principalmente da classe média e alta.
Parabéns Akatu!!! Sempre mandando bem!!

Galera, 
vamos evitar o desperdício.. lembrem-se dos 5 ou dos 8 Rs do Consumo Sustentável!!!
Érica Sena

Érica Sena



Um comentário:

  1. Aqui em casa nenhum alimentos é desperdiçado, quando vejo que está para estragar invento algo para consumir. A situação financeira está muito difícil para deixar que comida estrague.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...