Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Boas iniciativas: ECOTUDO em Votuporanga


Li uma matéria muito legal na Revista Com Ciência Ambiental sobre o ECOTUDO, e resolvi saber mais sobre esse ótimo exemplo de posto de entrega voluntária - PEV em Votuporanga, SP.

 Ecotudo: o primeiro do Brasil em Votuporanga


O que você faz quando precisa descartar um móvel velho ou entulho de construção? Para onde levar o óleo de cozinha usado? E o que fazer quando morre um animal de estimação? Foi tentando resolver a estas questões que a cidade de Votuporanga (interior de São Paulo) montou um projeto que pode ser exemplo para o Brasil na área de meio ambiente.
 
O Ecotudo é o um ponto de coleta de todo tipo de lixo domiciliar, desde resíduos sólidos, entulhos de construção, podas de árvores, óleo de cozinha, animais mortos, móveis velhos, roupas, sapatos, lixo eletrônico, TVs, pneus, madeiras, vidros, gesso, e vários outros resíduos domiciliares, alguns deles não recolhidos pelo sistema de coleta comum

Outro diferencial do projeto, é que o atendimento é feito 24 horas, ou seja, o morador pode procurar o local qualquer dia da semana, inclusive aos finais de semana e feriado.





A ideia foi executada pela Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga) para atender a população que descarta o lixo de forma inadequada nas margens de rodovias, estradas rurais, córregos e terrenos, poluindo o meio ambiente.


E o resultado tem superado as expectativas. A primeira unidade, criada em março de 2010 na região Sul, recebeu 2 milhões de quilos de resíduos em 18 meses. Em agosto de 2011, foi inaugurado o segundo ponto. Votuporanga conta agora com o Ecotudo Sul e o Ecotudo Norte, cobrindo toda a cidade.


O Gestor Ambiental de Ouroeste, zootecnista Flávio Kazunore Takai, disse o que achou do espaço. "Gostei muito. É muito organizado e funcional. Nunca vimos nada nesse nível e, com certeza, precisamos adaptar algo assim para nossa população".

Como destaca o superintendente da autarquia, Eng. Marcelo Marin Zeitune, o Ecotudo atende de forma gratuita à população, como Ponto de Entrega Voluntária de Materiais Inservíveis. Após a deposição, a destinação dos resíduos fica a cargo da Saev Ambiental.


  • Os resíduos da construção civil, metais, madeiras, espumas, vidros, isopor, gesso e outros, por exemplo, são encaminhados para reciclagem;
  • as podas de árvores e jardins são encaminhados para compostagem e fabricação de adubo orgânico;
  • e o óleo de cozinha se transforma em Biodiesel. 
 "Com estas características, não conhecemos nenhum outro programa como este no Brasil. Portanto, Votuporanga sai na frente dando o exemplo", comenta o secretário de Meio Ambiente da autarquia, Gustavo Gallo Vilela.




O superintendente completa ainda que se uma pessoa fizer uma festa no sábado, e a coleta de lixo na sua rua acontece às terças, quintas e sábados, ela não precisará esperar até a terça para se livrar do lixo, bastará descartar o material no Ecotudo, de maneira imediata e ecologicamente correta, sem riscos de vandalismo ou das sacolas serem rasgadas por cães e gatos", finaliza.

Prêmio Cempre




  








Em outubro de 2010, veio a consagração do trabalho do Ecotudo. A Saev Ambiental recebeu uma das honrarias mais importantes da área, a menção honrosa do Prêmio Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), entregue em São Paulo por representantes do instituto e do Ministério do Meio Ambiente. Além disso, o secretário de Meio Ambiente, Geól. Luiz Gustavo Gallo Vilela, foi convidado para apresentar o projeto na Feira e Seminário Internacional do Meio Ambiente (Fimai) que têm o apoio das empresas Coca-Cola Brasil, Gerdal, Pepsico, Philips, Nestlé e Intel.

  
Nessa reportagem eles não falam, mas trabalham em parceria com uma cooperativa de reciclagem local, e também desenvolvem um projeto de Ed Ambiental para escolas.
O que acharam????

Parabéns pelo trabalho Votuporanga... que sirva como exemplo para outros municípios!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...