Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Brasil estará no VI Fórum Mundial da Água!



O VI Fórum Mundial da Água será realizado de 12 a 17 de março em Marselha, na França, organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC – World Water Council) e pelo país anfitrião.

 A sexta edição do evento terá como tema “Tempo para Soluções”, com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar as discussões e trocas sobre as soluções para os atuais desafios, além de formular propostas concretas, chamando a atenção mundial para o uso racional e sustentável deste recurso.

O fórum ocorre a cada três anos, sempre no mês de março, quando no dia 22 é celebrado o “Dia Mundial da Água”.

Os organizadores estimam reunir 20 mil pessoas de 140 países no evento em busca de soluções para os principais problemas que envolvem o recurso natural.

No contexto do processo preparatório para o 6° Fórum, os participantes das Américas, incluindo o Brasil, decidiram priorizar a abordagem de seis temas: Água e Saneamento; Água e Adaptação às Mudanças Climáticas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Água para Alimento; Água para Energia; e Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos e Ecossistemas.

 Desse processo irá resultar a edição de um “Documento Regional” no qual será expressa a visão das Américas para os temas prioritários, apresentando soluções efetivas para que metas preestabelecidas sejam alcançadas.

A participação brasileira no 6° Fórum é liderada por um colegiado denominado Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, do qual a Agência Nacional de Águas (ANA) é integrante. 

Este grupo vem se reunindo de forma sistemática para deliberar sobre aspectos técnicos e logísticos dessa participação. A Seção foi criada com o objetivo de agregar segmentos e instituições envolvidas com o tema água.
 O grupo é composto por por 22 membros efetivos do Conselho Mundial de Água e 20 instituições convidadas, colocando o Brasil na condição de quinto país do mundo em termos de representação nacional junto ao Conselho Mundial de Água.

Caberá também à Seção Brasil a composição de um documento brasileiro, em articulação com os demais parceiros, fundamentado nas contribuições dos seis temas regionais, como registro do esforço empreendido e para distribuição entre os parceiros brasileiros que participarão do evento.


Fonte: Ambiente Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...