Começa hoje, 1º de março, a Campanha Cresça,
promovida pela Oxfam com apoio de 17 organizações brasileiras,
incluindo o Vitae Civilis, do Instituto Brasileiro de Defesa do
Consumidor – Idec e da AgênciaClick Isobar.
Ação, implantada em mais de 45 países,
conta com o apoio de celebridades como Coldplay, Gabriel Garcia Bernal e
Desmond Tutu. No Brasil, 17 instituições participam da campanha, entre
elas o Vitae Civilis.
Baseada nas redes sociais, a campanha
visa estimular o debate sobre os motivos que levam um bilhão de pessoas a
passar fome em todo o mundo.
A iniciativa é parte de uma campanha
global sobre justiça alimentar chamada Cresça para garantir o direito à
alimentação em um mundo com recursos naturais limitados. Acesse a página
no Facebook
A
questão de segurança alimentar integra a agenda do Vitae Civilis, que
endossa o uso das redes sociais por seu caráter democrático, que
favorece o diálogo e a troca de informações e opiniões. Inclusive, a
atividade "Alimentos-Produção-Consumo: Olhares das mulheres sobre
sustentabilidade", realizado no Fórum Social Temático em Porto Alegre em
janeiro 2012, em parceiria entre Oxfam, Vitae Civilis, Idec e
Sempreviva Organização Feminista, fez parte desse esforço de mobilização
e diálogo no âmbito da campanha.
A campanha também se estenderá ao
Twitter, onde a fome é mencionada 20 mil vezes por dia apenas no Brasil,
porém quase sempre em contextos relacionados com sua satisfação.
Durante as próximas semanas, quando alguém tuitar a palavra “fome”,
poderá receber um tweet da campanha Cresça, convidando a conhecer na
página do Facebook.
Comentários e sugestões recebidos pela
fanpage da campanha no Facebook serão levados para a Rio+20 e formarão
um grande mural que mostrará a todos envolvidos no sistema alimentar que
é preciso discutir, achar soluções e agir agora para evitar mais
sofrimento.
Nela, é possível assistir a animações
para entender o que está por trás do preço alto do que comemos e da
desigualdade gerada pela maneira como produzimos e consumimos alimentos
no mundo. Há, ainda, um mapa animado, formato pelos retratos das
pessoas que tuitam sobre fome.
O relatório que embasa a campanha foi lançado em junho 2011, acesse aqui a versão em português.
Muito legal, não acharam???
Vamos ajudar na campanha curtindo a página no Fb!!
Érica Sena
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