Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 29 de abril de 2012

Catadores de materiais recicláveis: " médicos do planeta"


Você assistiu o último Globo Repórter? 
Bons exemplos de trabalhos socioambientais!!!
Vale a pena assistir!


Assunto: 
Catador de lixo ganha a vida com reciclagem e defende meio-ambiente. 
Em Porto Alegre, crianças aprendem a ter consciência ambiental na escola.
 Cooperativa incentiva reciclagem de eletrônicos em São Paulo.











    Gostaram? Conheçam mais o trabalho da Coopermiti e Cooperglicerio acessando o site de cada um.

Coopermiti 

A COOPERMITI é uma "Cooperativa de Produção, Recuperação, Reutilização, Reciclagem e Comercialização de Resíduos Sólidos Eletroeletrônicos" que trabalha para que o lixo eletrônico ou e-lixo gerado na sociedade seja recolhido, reciclado e descartado de forma ambientalmente correta

Cooperglicerio  cooperativa de Sérgio da Silva Bispo 


 Uma coisa que me encantou foram as belas palavras da catadora  Marli Medeiros, que virou líder comunitária e transformou sua cooperativa de catadores em um centro de educação ambiental.

"A reciclagem humana é necessário! Porque quando você trabalha com o lixo, numa comunidade que se considera o lixo da sociedade, sempre o lixo é aquilo que ninguém quer. Então, as comunidades de periferia precisam se reconhecer como agentes da sua própria transformação, e isso é uma reciclagem que você tem que produzir em você mesmo", avalia Marli Medeiros.
" Porque nós somos os médicos do planeta, o planeta está doente e o ser humano está adoecendo cada vez mais. Quanto menos ele trata o lixo, mais ele adoece o planeta. E nós estamos aqui fazendo um trabalho digno. De fazer com que aquelas pessoas que ainda não têm consciência, bem, vamos esperar que elas tenham, mas enquanto isso nós vamos fazendo esse trabalho", diz Marli.

Adorei!!! Que sirva de motivação e exemplo de muitas pessoas!
Boa semana!
Érica Sena

Um comentário:

  1. Muito bom Erica! Esse programa foi muito bacana, acessível e conscientizador para quem ainda não tinha entendido como é importante a participação da sociedade nesse processo e como o retorno de nosso compromisso enquanto sociedade com o crescimento e o sucesso da coleta seletiva e também para uma classe trabalhadora que sabe que faz pelo ambiente e também por todos viventes do planeta.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...