Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dicas de como transformar um escritório mais sutentável




Recebi um email esta semana bem interessante. Rodrigo da cidade de Caruaru-PE, possui um escritório de contabilidade (Aquino e Vasconcelos Consultoria ContábilLtda ) e preocupado com o meio ambiente, e elaborou um Programa de adequação ambiental para toda a equipe, usando a política dos 3 Rs, e a criação de um novo padrão de impressão de documentos.

Programa de adequação ambiental: http://www.aquinoevasconcelos.net/3r.htm 

 Projeto de Rodrigo Aquinonovo padrão de impressão de documentos

Configurar a impressora para que ela imprima numa folha de tamanho A4 dois documentos, e não somente um, como de costume, levando a inviabilização de uma parte da folha.

Como configurar a impressora: ao imprimir vá em propriedades e selecione a opção 2 paginas por folha. Apenas isso, já faz uma economia grande de papel.

Ele não ficou só nisso! Rodrigo resolveu mostrar ao poder público essa dica sustentável, através de um email (leia mais abaixo), mais precisamente á Receita Federal e à Previdência, responsável pela emissão dos DARF, DANS e GPS, pois tais guias são geradas automaticamente pelos próprios sistemas do governo em formato de impressão padrão ou seja em toda a folha A4.

 " Imagine se essas guias fossem geradas no padrão reduzidos, sem a necessidade de configurar a impressão. Ai eu questiono tal mudança não afetaria a qualidade da impressão, estaria legível, e de um tamanho bem aceitável, por que não ser adotada pelo governo? Quantas arvores não deixaria de ser derrubadas? Quantas toneladas de lixo a menos? Menos consumo de tonner (impressão a laser)  "Rodrigo Aquino

Leia abaixo a carta que ele enviou ao  Sr. Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Saney Filho

Sr. Titular da Comissão de Meio Ambiente, Daniel Coelho, vos encaminho e solicito sua atenção e ajuda, ao e-mail abaixo enviado para o presidente da comissão.
Conto com vossa ajuda e atenção, já que o senhor estar profundamente engajado com atividades ambientais.

Caro Sr. Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Saney Filho.

Meu nome é Rodrigo Ferreira V. M. de Aquino, sou da cidade de Caruaru-PE, tenho como profissão o ramo de contabilidade, onde possuo um escritório legalmente constituído com outro sócio, também contador, nosso escritório chama-se Aquino e Vasconcelos Consultoria Contábil Ltda (www.aquinoevasconcelos.net), possuímos uma carteira de aproximadamente 80 clientes, entre empresas do simples nacional e Lucro Real.
Escrevo ao senhor, com intuito de obter aprovação de um projeto que possuo, e pretendo levar a todos, o qual irei lhe descrever mais abaixo.
Sempre estivemos preocupados com o crescimento proporcional do nosso estabelecimento, preocupando com o bem estar e satisfação dos nossos funcionários, assim como o desenvolvimento de politicas ambientais, desde cedo tive essa preocupação com o meio ambiente, o que me levou a criar mecanismo dentro do meu escritório para ajudar a combater a degradação ambiental, o que deu inicio a campanha interna, que intitulei "campanha de adequação ambiental", e isso consistiu basicamente na política dos 3 R's (reduzir, reaproveitar e reciclar) o que levou a implantação de mudanças básicas, entre elas: confecção de caneca de porcelana para cada funcionário para diminuir o consumo de descartáveis na hora do cafezinho e de tomar agua, conscientização de desligar os computadores na hora de sair para refeições e intervalos, desligar ar-condicionado uma horas antes do expediente, reaproveitamento dos papeis para uso dos chamados "borrões", entre outros.
Pois bem Sr, Saney Filho, até o momento só quis lhe mostras nossas atitudes em relação a nossa medida tomada, e agora sim, venho lhe explicar meu projeto que pretende de sua aprovação, e lhe pedir apoio para divulgação entre órgão e escritório.
Em primeiro, diz respeito a impressão do impostos e contribuições dos nossos clientes, seja o DAS, DARF, GPS, FGTS, senhor Saney Filho, acho no mundo que vivemos hoje toda forma de incentivo e combate ao desperdício implantado pelo governo para ajudar o meio ambiente deve ser de grande relevância, Tenho certeza que tais guias podem ser obrigatoriamente geradas em tamanho reduzidos pelos próprios sistemas da receita (seja o do DASN, sical, entre outros), ou seja ocupando meia folha A4, o que hoje é gerado em uma única folha, imagino quanto não seria reduzido em números de consumo de papel e matéria prima para as impressoras, quanto essa redução não iria impactar no desmatamento, no acumulo do lixo, no uso de matéria prima para tintas e tonner's para impressora. 
Tal medida já foi implantada aqui no escritório, por meio de um consultor em informática que cadastramos para configurar esse recurso o que gerou um gasto, caso venha a ser um padrão da receita federal gerar guias nesse padrão, todos iriam optar sem nenhum custo.
A recepção pelos meus clientes em grande numero foi bem vinda e recebemos elogios, a outros não tão, pois acharão que era redução de custo no popular "mesquinharia", o que após uma boa explicação ficou de acordo, se fosse por redução de custo nada melhor do que enviar por e-mail as guias, o que reduziria em 100% tais custo, mais ao ver o impacto ambiental seria o mesmo pois ao receber os clientes iriam imprimir as guias em padrão normal, então descartamos essa medida.
Outra sugestão Sr. Saney Filho, seria a criação de um incentivo para os escritório e empresas, adotarem medidas ambientais, como por exemplo um selo de atestado de proteção ambiental, ou uma placa, algo que desse conotação publicitária (veja que não proponho nada em relação a incentivo fiscal), pois hoje para obtermos um "selo verde" temos que desembolsar no mínimo R$ 6000,00 (seis mil reais)  mais 50% desse valos de anuidade nos próximos anos, a uma consultoria autorizada a homologar esse selo verde, o que na realidade de muitas empresas e escritório é um custo altíssimo (inclui-se meu escritório)

Pois bem, senhor Saney Filho, 
fica aqui minha solicitação, e certo que terei um retorno do senhor.

abraços.


Rodrigo Aquino 

Conheça o site da  Aquino e Vasconcelos Consultoria ContábilLtda .
http://www.aquinoevasconcelos.net 


Bem Rodrigo disse que não houve resposta, o que é uma pena.Espero que respondam. Mas de qualquer forma a idéia de Rodrigo é muito boa. Além disso, é um exemplo de cidadania e deve ser aplaudido. Que sirva de exemplo para todos nós. Independente da nossa profissão podemos fazer algo em prol da sustentabilidade!

Parabéns Rodrigo!!! Muito bom compartilhar dicas simples, mas com resultado!

Érica Sena



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...