Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Embu das Artes: mais uma ameaça ao cinturão verde de SP


Mudança no zoneamento de Embu das Artes condenará de forma irreversível as áreas verdes e os mananciais com a implantação de indústrias e galpões
O novo projeto de Lei do Plano Diretor compromete as últimas áreas florestadas de Embu das Artes (SP) ao permitir indústrias e logística em toda a extensão da Zona de Interesse Ambiental, lado Oeste que corresponde a cerca de 40% do município. Essa região abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica e mananciais, destacando-se os rios Embu Mirim e Cotia, e faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Possui uma enorme biodiversidade com espécies animais e vegetais ameaçados de extinção e presta extraordinários serviços ambientais para a Região Metropolitana de São Paulo
Na próxima segunda-feira (16/4), será realizada a última Audiência Pública e em seguida, no dia 18 de abril, segundo o calendário divulgado pela Câmara dos Vereadores, o projeto segue para votação.
Moradores e entidades estão indignados com a proposta da Prefeitura, pois não foram feitos estudos aprofundados na região para definir o novo zoneamento, além disso o poder público não respondeu às inúmeras propostas apresentadas pela comunidade durante as reuniões temáticas de Revisão do Plano Diretor.
Paulo Nobre, climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) se pronunciou na última Audiência (19/3), dizendo que “as matas de Embu são vitais para a segurança alimentar, social, saúde, água e moradia das populações de Embu e da Região Metropolitana de São Paulo. Contudo, a revisão do Plano Diretor de Embu condena esse patrimônio com irregularidades e inverdades.
O mapa dos maciços florestais publicado no Plano Diretor não corresponde aos levantamentos do Instituto Florestal para a área. A imposição de indústrias e corredores empresariais condenará os maciços florestais de Mata Atlântica ao seu extermínio. A Minuta de Revisão do Plano Diretor é criminosa, (…) ignora os efeitos do clima na sociedade”.
Calendário:
Revisão do Plano Diretor de Embu das Artes
Audiência Pública Legislativo – Segunda-feira – 16/4 – 19h
Votação do Projeto de Lei – Quarta-feira – 18/4 – 18h
Câmara dos Vereadores de Embu das Artes
Rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Pq. Industrial – Embu das Artes – SP


Engenheiro Luís Alberto Bucci Instituto Florestal de SP - Plano-diretor de Embu




Fonte: Movimento Salve Embu das Artes
É triste e ao mesmo tempo irritante perceber que nossos governantes em nome do desenvolvimento INsustentável, que rende a eles bons lucros, querem destruir sem piedade áreas remanescentes de extrema importância para qualidade de vida de todos, inclusive para eles. Tanto se fala de assuntos ambientais no mundo todo, na necessidade de se manter a biodiversidade; de olhar para o Planeta de forma mais sustentável; e essas pessoas continuam fazendo tudo as avessas. Parece que ao invés de evoluirmos no quesito ambiental, nossos governantes fazem questão de retrocederem. Pena é que todos nós padeceremos pelas atitudes irracionais e capitalistas deles! Está mais do que na hora de não aceitarmos e irmos à luta.
Boa sorte galera de Embu das Artes! Pensar Eco, estará aqui para reforçar e apoiar a luta!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...