Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 23 de junho de 2012

Exposição Humanidade 2012: sustentabilidade e sensibilização



Logo que cheguei ao Rio de Janeiro fui ao Forte de Copacabana, um dos catões postais da cidade, visitar a recomendada Exposição Humanidade 2012, evento paralelo a Rio+20. Não fui só eu que tive essa ideia, pois a fila de pessoas interessadas a conhecer foi enorme em todos os dias. Confesso que gostei tanto que enfrentei a fila na 6ºf a noite e no domingo de manhã.






A estrutura gigante feita com andaimes com vários andares e um terraço com uma paisagem de cair o queixo. Ela aconteceu até ontem, 22/06, mas já li que poderá virar uma exposição itinerante pelo Brasil. Faço votos que venha logo para SP.




Humanidade 2012 é uma iniciativa da FIESP, Sistema FIRJAN, Fundação Roberto Marinho, SESI-Rio, SESI-SP, SENAI-Rio, SENAI-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio, da CAIXA e do SEBRAE, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável.


 Foi desenvolvida pela  diretora e cenógrafa Bia Lessa,  a partir do conceito de que ser sustentável é ser simples: todos os materiais utilizados, dos andaimes aos tapumes passando por móveis e até o lixo gerado, serão reaproveitados ao final do evento. Eles serão doados para obras na construção civil. 


Realmente foi um espaço inovador, que leva aos visitantes a reflexão, além de aprofundar a compreensão acerca de um modelo possível de desenvolvimento que considere os impactos passados, presentes e futuros, para garantir melhores condições de vida em todo o planeta com crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente. Esse espaço também foi usado para oferecer encontros, seminários e oficinas para o público. 


A intenção da exposição, totalmente gratuita e aberta ao público, é proporcionar ao visitante uma experiência única. “Diante do momento histórico que estamos vivendo, é necessário que a palavra Humanidade se fortaleça e possamos, juntos, dar um passo adiante”, afirma Bia Lessa.


Segundo o próprio site do HUMANIDADE, a exposição foi feita com atividades que dialogam entre si, apresentando o Brasil como um país que tem em sua cultura e sua formação a possibilidade de abrigar diferenças, além de suas riquezas naturais e culturais que precisam ser assumidas cada vez mais como um espaço de soberania e de contribuição para um mundo melhor.






Cada sala que entrei, me encantei e me sensibilizei com o modo de como as informações reais e muitas vezes tristes, foram passadas de forma lúdica e clara. Realmente, uma das mais belas exposições que visitei.


Agora, se você não teve essa oportunidade de conhecer, veja as foto e assista ao vídeo!


                    Fotos: Érica Sena- 15 e 17/06/12
Conheça mais cada sala da exposição acessando http://www.humanidade2012.net/o-evento/exposicao/
                             




Imperdível!! Parabéns a toda equipe que proporcionou a todos que estiveram lá esse presente!
Érica Sena

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...