Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Artigo sobre Resíduos sólidos: "O lixo é responsabilidade de quem?"


Isso é o que queremos??? Foto: Érica Sena


Cada vez fico mais horrorizada em encontrar nos trajetos que faço: a pé, de ônibus ou de carro, lixo de todas as origens e gostos. Parece-me que as pessoas se livram do que lhe atrapalha onde “der na telha”: na rua, pelas janelas de automóveis, nos terrenos baldios e nos córregos. Será que, alem de não estarmos evoluindo no quesito educação ambiental, estamos voltando no tempo, onde despejavam os penicos sujo na frente da casa? Isso aconteceu no começo da urbanização, onde não se tinha noção de saúde publica e ambiental, e mesmo assim foi proibida por aumentar as doenças. Atualmente, campanhas em todas as mídias informam sobre isso, e o fato de não cumprir significa estar alienado ao mundo, não enxergando nada além do seu umbigo.

Muito pior do que as pessoas que pecam por suas atitudes erradas, por não terem informação, são aquelas que entraram em contato com a informação e não absorveram e continuam vivendo de modo igual. Isso me entristece, pois como educadora, sinto que a maioria dos alunos das escolas não absorve nada e tende a crescer na mesma alienação encontrada na família. Sei que é difícil mudar paradigmas, mas sei que deve existir um jeito de sensibilizar a população alienada ao mundo externo.

 É necessário, alem de reciclar nosso lixo, reciclar nossas atitudes! É tempo de mudança!

 Lixo, palavra de origem do latim (lix= cinza), é todo qualquer resíduo sólido gerado pelas atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. 

É considerado um dos principais problemas das cidades do mundo, pois além de ocupar muito espaço na sua destinação, é responsável pela proliferação de vetores de doenças, produção de metano (gás do efeito estufa e inflamável), odor forte, enchentes e enfeiamento da paisagem.

 A sociedade, diferente das indústrias, não se responsabiliza pela geração e destinação do seu lixo. Sendo assim, a partir do momento que o coloca em sua calçada ou joga irresponsavelmente em algum local público, não lhe pertence mais.  Será que as pessoas só aprenderão isso, do mesmo modo que as indústrias, através de leis com multas altíssimas para àqueles que não derem uma destinação correta ao seu lixo? Sou a favor de aplicações de penas, das taxas de lixo, pois seria um modo de impor essa mudança de atitude.

Os primeiros passos foram dados, já que depois de tantos anos a Política Nacional de Resíduos Sólidos se faz presente, e com isso uma chance de resolver a problemática de destinação correta do lixo.

Por mais que falte um gerenciamento adequado ao resíduo em nossa cidade, não podemos jogar toda a responsabilidade para o governo, pois quem joga o lixo em locais inadequados são os moradores, e pequenos comércios mal informados.

A grande pergunta que pode ser feita é de como transformar a sociedade diante deste quadro impactante e prejudicial?

Bem, teoricamente é fácil responder, mas na prática não tanto. O grande responsável pelo acumulo de lixo é o ato de consumir de maneira exagerada, e qualificar o produto pela riqueza de sua embalagem, e não pelo produto em si. Pagamos sem notar por essa embalagem atraente que acabará ocupando os aterros sanitários. Se ao menos parassem no lixo reciclável, mas a minoria da população faz a coleta seletiva.

Conclui-se que para diminuir a geração de lixo é necessário ser um consumidor consciente que faz uso do conceito dos 5 R`s: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Você se considera um? Eu, por conta própria colocaria mais um R-o de Reclamar em locais certos e com argumentação.

A maioria dos bairros possuem alguma cooperativa de reciclagem, ou pontos de entrega voluntária (PEVs) para que sejam destinados os materiais reciclados provenientes da coleta seletiva das casas, comércios, empresas, prédios públicos, por isso não há desculpa de não se fazer a coleta seletiva. É um dever de todos moradores separar o lixo do material reciclável, e isso deve ser cobrado pelos governantes, só assim o primeiro passo em busca de uma melhor gestão de resíduos sólidos acontecerá e será dado uma passo rumo á sustentabilidade.
Segundo dados, a cidade de São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia, com este lixo, em uma semana dá para encher um estádio para 80.000 pessoas, sendo apenas 1% reciclado. O que mostra que muita coisa tem que ser mudada em nosso modo de vida capitalista doentio.

Agora basta partirmos para ação!  Veja os locais para destinação do  material reciclável mais perto da sua casa  acessando o site da Prefeitura de São Paulo:

Sei que não basta, o importante é que cada um: rico ou pobre; ambientalista ou não; criança ou adulto façam sua parte através dos 5 R´s e vejam que a felicidade não se resume em ter, mas sim em ser uma pessoa com qualidade de vida e grata por estar nesse planeta.

                             Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...