Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Você conhece a Carta da Terra?


<---conteúdo da sua postagem--->


Se você nunca ouviu falar, esse é o momento de conhecê-la. É texto fácil e enriquecedor, deveria ser lido por todos, já que nele encontram-se os princípios voltados para um mundo sustentável, mais justo e pacífico. É um importante instrumento de Educação Ambiental para uso em escolas, comunidades, empresas, etc. Leitura recomendada para todos terráqueos!

Antes de ler, que tal conhecer mais sobre A Carta da Terra?

A Carta da Terra é um documento, ou melhor, uma declaração universal, elaborado pela ONU e apoiada por milhares de organizações mundiais, visando a sustentabilidade, a paz e a justiça social. Ela começou a ser elaborada em 1987, mas só em 2000 foi oficialmente lançada pela UNESCO.

Ela é uma declaração para vivermos em uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.Sonho de todos nós, não é mesmo?

Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.

Esta importante declaração universal contém 16 princípios básicos agrupados em quatro grandes tópicos:

· Respeitar e cuidar da comunidade;

· Integridade ecológica;

· Justiça social e econômica;

· Democracia, Não violência e Paz. 

Fique agora com a Carta da Terra! Leia abaixo o Preâmbulo e continue a leitura acessando o link. Boa reflexão!

Preâmbulo da Carta da Terra

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações. 


Continue a ler: http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html  


Bom, se cada um fizer sua parte, seja na sua casa, no seu trabalho, no seu bairro, na sua escola, enfim, no pequeno território que pertence, o mundo será bem melhor. Mãos a obra!! Seja um Carteiro do Terra e espalhe estas sementes de um mundo melhor!
Fonte: Site Carta da Terra Brasil

Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...