Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 30 de outubro de 2012

EUA discute relação de furacão com as mudanças climáticas


































Debates sobre se Sandy seria ou não uma consequência do aquecimento global ganham espaço na imprensa norte-americana, colocando finalmente o clima na pauta da eleição presidencial que se aproxima


A poucos dias de os Estados Unidos definirem seu próximo presidente, o país está sendo assolado pelo furacão Sandy, que segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) poderá ser a maior tempestade já registrada a atingir o território norte-americano. O fenômeno deixou 66 mortos em sua passagem pelo Haiti, República Dominicana, Cuba, Jamaica e Bahamas.


Durante o fim de semana, o presidente Barack Obama finalmente falou em público sobre mudanças climáticas. Em uma entrevista concedida à MTV, o democrata se disse surpreso que o assunto não tenha sido abordado na campanha nem nos debates.

“Este é um tema crucial e existe um grande contraste entre a minha posição e a do governador Romney. Eu acredito nos cientistas que dizem que estamos colocando muito carbono na atmosfera e que isto está aquecendo nosso planeta com impactos perigosíssimos”, declarou Obama.

O candidato republicano ainda não se manifestou, mas apesar de acreditar no fenômeno, duvida da contribuição das atividades humadas para o aquecimento global. Uma de suas promessas é inclusive aumentar a queima de carvão para a geração de energia.

Diante dessa diferença de opiniões, seria de grande importância fornecer para o eleitorado a informação se o Sandy é ou não fruto do aquecimento global. Infelizmente, não é possível responder esta questão.

Como explicou o pesquisador José Marengo, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE, em uma palestra recente, é muito difícil dentro da ciência climática apontar as causas exatas para um fenômeno extremo, que geralmente é uma consequência da conjunção de fatores complexos.

Assim, o discurso, mesmo em estudos, dos climatologistas costuma ser recheado de expressões como “altamente provável” ou “improvável” quando se referem aos elementos que podem ter influenciado um evento.

É com esse tipo de explicação que estão aparecendo na imprensa os pesquisadores que estão acompanhando o Sandy.

“O que sabemos é que um oceano mais aquecido gera tempestades piores e neste momento a superfície do oceano ao redor da costa norte-americana está até 3oC acima da média”, explicou Kevin Trenberth, do Centro Nacional para Pesquisas Atmosféricas.

“Mas vale destacar que todos os eventos climáticos são afetados pelas mudanças climáticas, já que ficam mais severos por ocorrer em situações mais úmidas e quentes do que o normal. Mas não dá para afirmar que sem o aquecimento global o Sandy não aconteceria”, completou.

A imprensa também tem citado um recente relatório do programa de pesquisas sobre mudanças globais do governo dos EUA que afirmou que “a energia destrutiva dos furacões do Atlântico cresceu nas últimas décadas. A intensidade dessas tempestades provavelmente aumentará neste século”.

Climatologistas estão mencionando ainda o fato de que 2012 foi marcado por eventos extremos incomuns, como a seca prolongada que ainda afeta a agricultura norte-americana e que provocou altas globais nos preços dos alimentos. Além disso, dados da NASA e da NOAA apontam que o ano está se consolidando como um dos mais quentes da história.

Porém, está longe de ser uma unanimidade que o Sandy seja de alguma forma relacionado com as mudanças climáticas.

“Grandes eventos podem ter pequenas causas. Nesse caso, a causa imediata é mais provavelmente o alinhamento de uma tempestade tropical com uma extratropical, ambas bastante frequentes no Atlântico em outubro. Nada muito fora do comum. Não existem dados estatísticos que mostrem um aumento dos furacões nos últimos anos”, disse Martin Hoerling, meteorologista da NOAA.

Manifestações

Entidades não-governamentais estão aproveitando que a atenção dos EUA está voltada para o clima e estão organizando ações para destacar os impactos das mudanças climáticas.

A maior destas iniciativas está acontecendo em Nova York, com a ONG 350.org promovendo o "Connect the Dots between Extreme Weather and Climate Change" (Ligue os Pontos entre o Clima Extremo e as Mudanças Climáticas).

“Apesar de não podermos atribuir todas as tempestades às mudanças climáticas, o aquecimento de 3oC dos oceanos criou uma quantidade imensa de vapor d'água que agora será despejado em cidades como Nova York e Boston. Estamos chegando a um ponto em que é loucura não ligar os pontos”, afirmou Phil Aroneanu, cofundador da 350.org.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ordenou a retirada de 375 mil moradores das regiões costeiras da cidade. (
Fabiano Ávila   - 29/10)

Vídeo: O avanço do furacão Sandy / NASA

Imagem: Manifestação "Connect the Dots between Extreme Weather and Climate Change" em Nova York / Adam Welz – 350.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...