Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Parque Villa-Lobos, SP terá usina de energia solar



Uma pequena usina de energia solar será instalada no Parque Villa-Lobos, zona oeste paulistana, para abastecer diretamente a rede elétrica. 
O projeto será um experimento para o uso da energia fotovoltaica no abastecimento urbano. “Tem muito uso de energia solar no Brasil para geração de calor, para esquentar a água, esquentar a piscina. Mas para geração de energia elétrica é um projeto pioneiro”, disse o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal.
A usina, que vai custar R$ 13,3 milhões, começará a ser instalada em julho de 2013 e entrar em funcionamento em dezembro.
Desenvolvido pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), o projeto contará com 3 mil placas de captação. “O que é relevante é que a população vai ter acesso. Portanto, vai poder avaliar o quanto ela é uma fonte alternativa de energia viável”, declarou Aníbal sobre a usina que produzirá 0,5 megawatt-hora (o suficiente para abastecer 300 residências).
Um dos principais diferenciais, de acordo com o secretário, será o abastecimento direto da rede, sem uso de transformador. 
“Em geral, as outras energias produzidas em centrais têm o transformador, você tem um equipamento que coloca na voltagem correta para entrar na linha de alta tensão. E, no caso, como é uma pequena quantidade de energia, vai se tentar colocar [essa energia na rede] sem esse equipamento”, disse. ( Daniel Mello/ Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...